O governo realiza hoje, a partir das 10h, o maior leilão de petróleo da história do país. Quatro áreas da chamada cessão onerosa serão oferecidas — Búzios, Sépia, Atapu e Itapu, todas na Bacia de Santos —, o que pode resultar em arrecadação recorde de R$ 106,5 bilhões.
Entenda: o leilão seguirá o modelo de partilha e tem 14 petroleiras habilitadas para a disputa. A Petrobras indicou duas áreas em que pretende atuar como operadora, mesmo que não as arremate no leilão.
Horas depois de o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sancionar lei sobre encampação da Linha Amarela, fiscais da prefeitura realizaram operação para retirar as cancelas do pedágio da via. A ação ocorreu por volta das 23h. A Lamsa reagiu, afirmando que Crivella feriu a liminar concedida pela Justiça do Rio. A decisão judicial proíbe a prefeitura de rescindir o contrato de concessão sem realizar processo administrativo.
O que isso significa: a decisão de retomar a administração da Linha Amarela põe o Rio na contramão do país, afirmam especialistas em obras, concessões e políticas públicas. Solução radical provoca insegurança jurídica e afasta investidores.
Há várias boas ideias no pacote do governo de ajuste fiscal, mas são menos grandiosas do que as prometidas pelo ministro Paulo Guedes e é preciso ver se são factíveis
Viu isso?
Abertura de mercado: medida provisória assinada por Jair Bolsonaro quebra o monopólio da Casa da Moeda, que fabrica cédulas de dinheiro, passaportes e selos postais.