O ESSENCIAL: Toffoli desiste de ter acesso a relatórios do antigo Coaf

E mais: ex-presidente do Paraguai na Lava-jato, Fetranspor, fake news, 'streaming' de jogos eletrônicos
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 19 de NOVEMBRO de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, revogou a própria decisão sobre acesso a relatórios da Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Coaf, envolvendo dados sigilosos de 600 mil pessoas e empresas. O ministro disse que não cadastrou senha para acessar o sistema porque as informações fornecidas pelo órgão foram satisfatórias.

Contexto: antes do recuo de Toffoli, o Ministério Público Federal divulgou informações sobre a legalidade do compartilhamento de dados do Coaf  — 935 investigações federais que usam relatórios do órgão estão suspensas por decisão do presidente do STF. O MPF pede a revogação da liminar concedida por Toffoli em caso envolvendo o senador Flávio Bolsonaro.

O que deve acontecer: o plenário do STF deve julgar na quarta-feira se o uso de informações de órgãos de controle, como o Coaf, precisa ou não ser precedido de uma decisão judicial. Ministros procuram saída para não anular investigações atuais.
Polícia Federal faz buscas em imóvel em Ipanema durante a operação. Foto: Letícia Gasparini
O ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes é o principal alvo da operação do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta terça-feira no Rio. Cartes, que esteve no comando do país vizinho entre 2013 e o ano passado, é ligado ao doleiro Dario Messer, preso em São Paulo em julho deste ano. Além do ex-presidente paraguaio, foram expedidos mandados de prisão contra outras 18 pessoas.

Esquema amplo: A ação desta terça-feira tem como foco a acusação de lavagem de dinheiro, mas esbarra ainda em esquemas de tráfico de armas e de contrabando de cigarro ilegal. Os negócios de Cartes e Messer são monitorados por diferentes agências americanas há duas décadas a partir de Assunção e de Ciudad del Este, no Paraguai.
 
O ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio (Fetranspor) Lélis Marcus Teixeira narrou em delação premiada a existência de um esquema que distribuiu mais de R$ 120 milhões em propina a ao menos 30 autoridades do estado do Rio. O acordo de colaboração foi homologado pelo Superior Tribuna de Justiça (STJ). Trechos foram remetidos à força-tarefa da Lava-Jato no Rio e ao juiz federal Marcelo Bretas.

O que ele falou: Lélis Teixeira afirma que as propinas foram pagas em troca de benefícios fiscais e tarifários concedidos às empresas de ônibus, para influenciar formato de licitações, barrar uma CPI na Câmara Municipal, financiar campanhas eleitorais e obter decisões favoráveis em tribunais de contas.

Quem foi citado: o empresário comprometeu os ex-governadores Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão e Anthony Garotinho. Também foram mencionados o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e o ex-prefeito Eduardo Paes, entre outros.
Adido militar da Venezuela no Brasil é protagonista de um dos maiores escândalos financeiros da década: o sumiço de US$ 20 bilhões das reservas cambiais venezuelanas
Viu isso?
Combate às fake news: o Tribunal Superior Eleitoral quer punir candidatos, partidos e coligações que compartilharem informações falsas.
Planos econômicos: o governo vai fatiar em quatro etapas a proposta de reforma tributária, começando pela unificação do PIS/Cofins.
Origem do disparo: inquérito da Polícia Civil afirma que tiro que matou menina Ágatha, de 8 anos, partiu de policial militar.
Contra enchentes: a prefeitura do Rio pretende elevar em 80 centímetros a Rua Jardim Botânico para evitar alagamentos.
Posição revista: os Estados Unidos passaram a considerar legais os assentamentos israelenses em território palestino ocupado na Cisjordânia.
Nova era nos games: o Google estreia hoje em 14 países o Stadia, seu serviço de “streaming” de jogos eletrônicos.
Frustração no fim: o Vasco empatou com o Goiás em 1 a 1, sofrendo gol contra no último lance. E o Avaí foi rebaixado ao empatar com o Cruzeiro.
Pressionada: comandada por Tite, a seleção brasileira enfrenta a Coreia do Sul, às 10h30, em seu último amistoso do ano.
Georges Didi-Huberman, filósofo e historiador
Em entrevista, pensador francês debate a força da imagem e dos clichês e como elas fazem parte de revoltas populares, tema de seu mais recente livro
Cientista Carlos Nobre aponta os riscos associados ao maior desmatamento da última década, anunciado na segunda-feira
O GLOBO lista detalhes da noite histórica no Maracanã, incluindo prêmios oferecidos ao jogador, como uma coroa feita pelo artesão de Dom Pedro II
Filme estreia no Brasil na quinta-feira, enquanto diretor e produtor organizam sessões para astros do cinema nos Estados Unidos e na Europa
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.