O ESSENCIAL: Lula deixa a prisão em Curitiba após 580 dias

E mais: prisão em 2ª instância, caso Marielle, morte em Hong Kong, mergulho no AquaRio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 8 de NOVEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso após saída da Superintendência da PF em Curitiba Foto: Rodolfo Buhrer / Reuters
Depois de 580 dias na prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, por volta de 17h45. Ao sair, foi recebido por familiares, advogados, petistas e apoiadores e discursou para militantes em palanque improvisado. Assista ao vídeo.

O que ele disse: Lula voltou a declarar inocência e prometeu viajar para defender novo projeto para o país. Fez ataques ao governo Jair Bolsonaro e aos responsáveis por sua condenação, incluindo o ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça.

Análise: Lula volta a ser um ator político com alguma musculatura para tentar eleger aliados. Terá de lutar para fazer renascer a força petista, hoje concentrada no Nordeste. Sua saída da prisão será teste para pré-candidatos à Presidência.

Também aconteceu hoje: além de Lula, o ex-ministro José Dirceu e outros condenados pediram à Justiça para deixar à prisão. O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo recebeu alvará de soltura.
 
Em reação à decisão do Supremo Tribunal Federal, as comissões de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e do Senado pretendem acelerar tramitação de propostas de emenda constitucional (PECs) que estabelecem a decisão em segunda instância como início do cumprimento de pena.

O presidente do colegiado na Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), prometeu colocar a PEC em votação até a próxima terça-feira. No Senado, a presidente da comissão, Simone Tebet (MDB-MS), pretende pautar PEC semelhante para a próxima sessão, que só deve ocorrer na segunda quinzena do mês.


Bastidores: o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem demonstrado resistência ao tema. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também havia expressado ressalvas. Porém, mudou de ideia depois de sinalização do presidente do STF, Dias Toffoli, afirma o colunista Lauro Jardim.

Tema sob análise: uma eventual mudança na Constituição divide juristas. O ponto em debate é se a exigência do trânsito em julgado é uma cláusula pétrea de Carta. Confira opiniões.

O que foi dito: ministro Sergio Moro disse que não há necessidade de mudar a Constituição; bastaria um projeto de lei, que precisa de quantidade menor de votos para ser aprovado. Medida semelhante constava do pacote anticrime enviado por Moro ao Congresso. Parlamentares rejeitaram esse ponto.
 
Juristas reagiram à declaração do vice-presidente Hamilton Mourão que criticou de forma indireta, a decisão do Supremo Tribunal Federal que reverteu a prisão em segunda instância. Em mensagem publicada no Twitter, Mourão questionou: “onde está o Estado de Direito no Brasil?”.

O que foi dito: ministros do STF descartaram viés político na decisão e defenderam o respeito a opiniões contrárias como pilar da democracia. O ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior afirmou que o julgamento foi técnico.
Viu isso?
Caso Marielle: policiais da Delegacia de Homicídios foram à casa do porteiro que depôs na investigação. Ele vive em área controlada por milícia. Parente disse que ele está assustado.
Universidade: o advogado Ricardo Lodi Ribeiro foi eleito novo reitor da Uerj. Ele defendeu Dilma Rousseff no processo de impeachment.
Comando: o presidente do ICMBio nomeou um policial militar no lugar de um biólogo marinho como chefe do órgão na Costa dos Corais.
Repressão: Hong Kong registrou a primeira morte de um manifestante em protestos, que já duram 23 semanas.
Sem fronteira: a Europa registrou primeiro caso de transmissão sexual de dengue, em Madri.
Corrente pelo título: torcedores do Flamengo poderão assistir à final da Libertadores em telões que serão instalados no Maracanã.
Roberto Nascimento, segurança
Descrição sobre o ataque de torcedores botafoguenses a um taxista, confundido com flamenguista, no estádio Nilton Santos
Experiência voltará a ser oferecida a partir de dezembro, após período de reprodução dos animais. Vídeo mostra a preparação para nadar no tanque
Produção da HBO em seis capítulos reconta a história e os mistérios do pai da aviação, que ainda é pouco conhecido nos Estados Unidos
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.