A divulgação de doze áudios trocados entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Gustavo Bebianno detalham a escalada da crise entre os dois, que resultou na primeira demissão do mais alto escalão do governo. Nas mensagens, Bebianno se defende de acusações, diz que o Bolsonaro está “envenenado” e acusa o atual presidente do PSL, Luciano Bivar, de ser responsável por candidaturas “laranjas” do partido em Pernambuco. Ouças os áudios.
O ministro da Justiça, Sergio Moro, fatiou o “pacote anticrime”, que levou pessoalmente ao Congresso durante a tarde. Ele separou a proposta de criminalizar o caixa dois para atender a pedido de políticos. Ao todo, três projetos foram entregues.
Perto de completar cinco anos, a Lava-Jato chegou a sua 60ª fase, batizada de “Ad infinitum”. A operação desta terça-feira apura esquema de propina de R$ 130 milhões, paga pela Odebrecht a políticos. Policiais federais prenderam o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto. E vasculharam endereços ligados ao ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira. Após a operação, ele entregou carta de demissão ao governador de São Paulo, João Doria.
O que se sabe: Aloysio é suspeito de ter recebido, em 2007, cartão de crédito vinculado a uma conta na Suíça usada para movimentar propina. Ele nega.
Restam poucos ingressos para o torneio de tênis mais aguardado do ano
Viu isso?
Condenação mantida: o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, manteve a decisão que obriga Bolsonaro a pagar indenização e se retratar por ofensas à deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ele pode recorrer.
Presidente da CNI é preso: policiais federais prenderam Robson Andrade por ordem da Justiça Federal de Pernambuco. A operação investiga fraudes envolvendo desvios de recursos do Sistema S.
Witzel corre com o Bope: no dia em que completou 51 anos, o governador do Rio fez exercícios com policiais nas ruas. Eles entoavam cantos marciais: “evoquei os espíritos da guerra”. Assista ao vídeo.
Relatos de abusos em igreja: quatro ex-coroinhas narraram episódios de assédio envolvendo o padre Pedro Leandro Ricardo, do interior de São Paulo. Leia os depoimentos.
Morre Reis Velloso: o economista, de 87 anos, foi ex-ministro do Planejamento em governos militares, no período conhecido como “Milagre Brasileiro”. Fora do governo, dedicou-se a estudos sobre desenvolvimento econômico.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.