O ESSENCIAL: Mourão quer diálogo com militares venezuelanos

E mais: Damares na ONU, orientações do MEC, encontro entre Moro e Bolsonaro, e exposição do Museu Nacional
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 25 de fevereiro de 2019
O ESSENCIAL DO DIA
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
Alfonso Cuarón recebe o Oscar de melhor filme estrangeiro por
Representantes de 14 países que integram o Grupo de Lima, incluindo o Brasil, se reuniram na Colômbia para discutir medidas após o fim de semana de conflito e tensão na Venezuela. Em tom diferente do líder opositor Juan Guaidó e do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que fizeram referências indiretas à possibilidade de intervenção militar no país, o vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, defendeu a abertura de diálogo com militares venezuelanos.

Efeitos colaterais: chegou a 174 o número de deserções nas forças de segurança da Venezuela. Ao menos sete militares pediram refúgio ao Brasil. Até agora, a dimensão é simbólica, explica Marina Gonçalves.

Vídeo: dois militares desertaram levando um cão farejador.

Análise: os confrontos do fim de semana mostram que a oposição da Venezuela ainda busca um “plano B”.
Alfonso Cuarón recebe o Oscar de melhor filme estrangeiro por
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, fez sua estreia no cenário internacional ao discursar na sede da Organização das Nações Unidas, na Suíça. No pronunciamento, que durou mais de 10 minutos, ela declarou comprometimento com os direitos humanos e das mulheres. Sem mencionar a palavra “aborto”, disse que vai defender o direito de todos “à vida desde a concepção”.

Repercussão: integrantes de ONGs que se reuniram com a ministra criticaram trechos do discurso. Damares rebateu: “Eles não entenderam. O Brasil quer proteger todas as vidas, inclusive na barriga da mamãe.”.

Vídeo: a ministra reclamou ser alvo de “chacota” no Brasil.
Prazo para enviar declaração termina em 30 de abril, mas quem entregar logo tem mais chance de receber restituição primeiro
Simulador faz as contas segundo as novas regras propostas pelo governo de Jair Bolsonaro, incluindo idade mínima e quatro métodos de transição
Obstáculos da reforma: reticente sobre o modelo de capitalização, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, aconselhou o governo a agilizar a tramitação da proposta para a Previdência — antes, precisa organizar a base para passar o texto na Comissão de Constituição e Justiça.
Sem protegidos...: o ministro Sergio Moro (Justiça) disse que orientou a Polícia Federal a não poupar ninguém do governo caso seja envolvido na investigação sobre candidaturas “laranjas” do PSL, partido de Bolsonaro.
... e sem conclusões: a Polícia Federal não encontrou provas de que há um mandante para ataque a Bolsonaro na campanha eleitoral. Sergio Moro apresentará relatório para o presidente na noite desta segunda.
Slogan nas escolas: o ministro Ricardo Vélez Rodríguez (Educação) orientou diretores de escolas públicas a lerem uma carta aos alunos com o lema de campanha de Bolsonaro. (Leia o texto). A direção deve filmar os estudantes cantando o hino nacional e enviar o vídeo para o governo.
Acusações no Rio: o prefeito Marcelo Crivella afirmou que estão faltando 100 ônibus no sistema BRT. Segundo ele, empresário retiraram veículos para compensar perda de passageiros.
Depoimento da vítima: a paisagista Elaine Caparroz prestou depoimento sobre a agressão que sofreu do estudante Vinícius Serra. A delegada que investiga o caso tem  certeza de que ele premeditou o crime.
Morre Roberto Avallone: o jornalista, de 72 anos, sofreu uma parada cardíaca. Ele fez carreira no jornalismo esportivo e venceu dois prêmios Esso, o mais importante da profissão.
Erro de quatro décadas: preso por 39 anos e sentenciado à prisão perpétua, o americano Carig Coley vai receber R$ 78 milhões de indenização na Califórnia depois de ficar provado que ele é inocente.
Camarões e champanhe: ao menos cinco festas agitaram Los Angeles após a cerimônia do Oscar. Lady Gaga, Madonna, Beyoncé e Rami Malek protagonizaram os momentos mais marcantes dos bastidores.
Centro cultural recebe mais de 100 itens para a primeira exposição após o incêndio, incluindo peças botânicas, acervos do Império e meteorito
Para ler com calma
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.