O ESSENCIAL: Secretário da Receita pede investigação de vazamento sobre Gilmar e Toffoli

E mais: previdência, Brumadinho, 'laranjas' do PSL, demissões na Petrobras e Vinícius Júnior
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 27 de FEVEREIRO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura.
 
O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, pediu ao ministro da Justiça, Sergio Moro, que a Polícia Federal apure vazamento de informações sobre procedimentos internos do órgão. O pedido diz respeito à divulgação de que ministros de tribunais superiores e seus familiares estavam sendo investigados preliminarmente.

O que está acontecendo: Gilmar Mendes e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, foram alvos de apuração da Receita. Também está na lista Isabel Galotti, do Superior Tribunal de Justiça.

Repercussão: o presidente Jair Bolsonaro conversou com Gilmar Mendes ao telefone na terça-feira. Ministros do STF endossaram o poder da Receita de fiscalizar movimentações financeiras atípicas, mas contestaram a falta de sigilo.
 
Com mudanças referentes ao acúmulo de benefícios e à pensão por morte, a proposta do governo para a Previdência vai afetar duplamente a renda de aposentados que ficam viúvos.

Entenda: no caso da pensão por morte, em vez de pagar 100% do valor do benefício, o INSS repassaria 50% do total, mais 10% por dependente. E os segurados que acumulam benefícios receberiam o de maior valor mais um percentual do segundo.

O que está acontecendo: o governo elaborou uma cartilha que resume sua proposta, e o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) prometeu liberar nomeações políticas em órgãos federais e emendas parlamentares. A bancada ruralista demonstrou insatisfação e sinalizou que quer manter benefícios do agronegócio.

O que foi dito: Bolsonaro admitiu a líderes partidários que a proposta tem “gordura” para cortar, segundo participantes do encontro.

Simulador: calcule o tempo que falta para a aposentadoria.
 
Funcionários da Vale que estão presos disseram aos investigadores que diretores da mineradora sabiam de problemas na barragem que rompeu em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro. Os riscos foram apresentados em evento na empresa. Quatro gerentes e quatro integrantes da área técnica prestaram depoimento.

O que se sabe: investigadores afirmam que a mineradora tentou acelerar um processo de drenagem, mas teve de abortá-lo após técnicos perceberem que a água estava ficando presa na estrutura. Antes do rompimento, equipamentos acusaram volume de água acima do normal.
Demorou para Cabral admitir que montou quadrilha para saquear os cofres do estado. Agora, ele pode ter coisas novas para contar. O Judiciário é o único Poder que ainda não foi atingido em cheio pela Lava-Jato
Viu isso?
Sem foro privilegiado: Luiz Fux, do STF, rejeitou o pedido do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, para retirar do Ministério Público de Minas Gerais a investigação sobre supostas candidatas “laranjas” do PSL.
Regra de transparência: Bolsonaro decidiu revogar o decreto que ampliava a lista de servidores com poder de classificar documentos como sigilosos. O governo quer evitar nova derrota sobre o tema na Câmara.
Corte de custos: a Petrobras anunciou que vai lançar um programa de demissão voluntária e desocupar a sede em São Paulo, que é alugada.
Penúltimo passo: após receber aval de acionistas para a parceria com a Boeing, a Embraer aguarda aprovação dos órgãos de defesa da concorrência de Brasil, EUA e outros países. Executivos esperam iniciar operações até dezembro.
Tentativa de estupro: a Justiça do Rio determinou a prisão preventiva do empresário Ricardo Mota de Oliveira, de 28 anos, flagrado atacando duas mulheres dentro do banheiro do bar Belmonte, no Leblon. As duas vítimas contaram o que aconteceu.
Segundo encontro: o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se reúnem nesta quarta para discutir a desnuclearização da Península Coreana. Entenda o que eles negociam.
Acervo de décadas: a família de Bibi Ferreira colocou à venda mais 18 mil itens da artista, que morreu no dia 13. Há milhares de fotos, centenas de troféus e comendas, além de documentos originais de espetáculos.
Atacante do Real Madrid enfrenta o Barcelona pela semifinal da Copa do Rei, o que pode lhe dar chance com Tite, que convoca a seleção brasileira na quinta
Perto de completar 70 anos, cantor acompanha lançamento do livro, que relembra briga com Belchior e afastamento de Chico Buarque
No podcast da CBN, colunista detalha as novidades do maior congresso de telefonia móvel do mundo, com modelos 5G e tela dobrável
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.