O ESSENCIAL: Os pontos principais da minuta da reforma da Previdência

E mais: presos na Alerj, caso Queiroz, Vidigal, sobreviventes de tragédias, Facebook e Copa do Brasil
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO,  5 de FEVEREIRO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura.
A equipe econômica, liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, trabalha o texto da reforma da Previdência com proposta de fixar idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, sem distinção por gênero. A regra faz parte de uma minuta com data de 28 de janeiro. Na segunda-feira, investidores reagiram positivamente à informação.

O que se sabe: a minuta também prevê 40 anos de contribuição para o trabalhador receber benefício integral e endurece regras para o setor privado durante a fase de transição. Veja os principais pontos.

Divergências: a proposta não é consensual e ainda pode ser alterada. O vice-presidente Hamilton Mourão afirma que Bolsonaro não apoia a ideia da mesma idade para homens e mulheres.

Em detalhes: estudo feito pelo economista Raul Velloso mostra que o déficit da Previdência pesa mais sobre os caixas estaduais do que o da União. Em 70 anos, o rombo nos 27 estados pode chegar a R$ 1,9 trilhão.
O impasse sobre a situação de seis deputados estaduais do Rio eleitos que estão presos deve permanecer até a próxima semana. A decisão cabe à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio. Dos 13 parlamentares que compõem a Mesa, cinco respondem a processos na Justiça.

O que está acontecendo: o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), tirou dúvidas com o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2), mas não chegou a uma conclusão sobre o caso. A Mesa Diretora teme desgaste político caso conceda o mandato aos presos e, em seguida, a Justiça suste o ato.

Quem são: o próprio Ceciliano encabeça a lista dos deputados da Mesa envolvidos com a Justiça. Ele responde a cinco processos. Conheça os parlamentares e as acusações.
Tomou posse aquele que será o pior Congresso da história. E à qualidade humana média indigente dos parlamentares se deve acrescentar a assombrosa falta de costura política do governo
Viu isso?
Caso muda de mãos: a investigação sobre Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, foi designada para o promotor Cláudio Calo, do Ministério Público do Rio. No Twitter, ele já interagiu com a família Bolsonaro e comentou o relatório do Coaf.
Valor das emendas: o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, prometeu criar um site para facilitar a fiscalização sobre emendas parlamentares. Assim, elas deixariam de ser moedas de troca entre o Planalto e o Congresso.
Vidigal cresce sem controle: em uma semana, começaram a ser tocadas ao menos 30 obras de construção de imóveis em lajes de residências na comunidade da Zona Sul do Rio.
Google nas alturas: a Alphabet, empresa que controla o site de buscas e o YouTube, superou expectativas ao lucrar US$ 8,95 bilhões no quarto trimestre de 2018. Os resultados das companhias do Vale do Silício apontam para mais investimentos de serviços na nuvem.
Começa a Copa do Brasil: com 80 equipes e 90 jogos na fase eliminatória, o torneio pagará prêmios milionários que podem salvar o orçamento dos clubes. O Fluminense estreia às 21h30 diante do River-PI.
Para ler com calma
Dilema contemporâneo é tema de pesquisa da Universidade de Nova York, que também analisa como a rede social influencia o comportamento político 
No podcast da CBN, Kennedy Alencar analisa a atuação do governo na eleição para o comando do Senado e os possíveis desdobramentos
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.