A prefeitura do Rio pediu aos cariocas que adotem cuidados especiais a partir da noite desta terça-feira. Há uma semana, a cidade submergiu em caos durante um temporal. Agora, meteorologistas alertam para nova ocorrência de chuva forte, que deve começar durante a madrugada de quarta.
O que deve acontecer: de uma forma geral, a chuva deve ter menor volume que a da semana passada. Porém, a intensidade pode variar em diferentes pontos da cidade. São esperados raios e rajadas de vento de até 76 km/h até sábado.
O que é preciso saber: o Rio tem dois serviços de alerta — por mensagem de celular e pelo Twitter. Em caso de inundações, pedestres não devem caminhar por áreas alagadas. Em situações de ventos fortes, estruturas como andaimes, escadas e outdoors, além de árvores e cabos elétricos, podem oferecer perigo. Os moradores devem fechar janelas e registro de gás e desligar aparelhos elétricos. Veja todas as recomendações.
Repercutiu a declaração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre o líder seringueiro Chico Mendes. Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, Salles disse que não conhece Mendes e já ouviu referências positivas e negativas sobre ele.
Memória: Chico Mendes foi um defensor da Amazônia e ajudou a criar o conceito de reserva florestal. Ele foi assassinado a tiros em 1988 no Acre. Relembre seu legado.
Outro tópico: na TV, Salles voltou a defender o autolicenciamento ambiental e explicou como pretende evitar que esse modelo, se aprovado, resulte em tragédias como a de Brumadinho.
Por que isso é importante: a proposta referenda um acordo internacional no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Caso não fosse ratificada, poderia resultar em problemas na cooperação com outros países. O ministro da Justiça, Sergio Moro, defendia o projeto.
Com feras do tênis, torneio tem ingressos a partir de R$ 30 e oferece 10% de desconto
Viu isso?
Queda de helicóptero: câmeras da Rodovia Anhanguera flagraram o momento em que a aeronave que levava o jornalista Ricardo Boechat se choca com o caminhão. Assista ao vídeo.
Tempo do presidente: o ministro Luiz Fux suspendeu duas ações que tramitavam no Supremo Tribunal Federal que têm como réu Jair Bolsonaro. Enquanto isso, no hospital, o presidente deve ter alta amanhã.
Par no Congresso: mesmo sendo dono de uma casa de alto padrão em região nobre de Brasília, um casal de parlamentares ganha auxílio-moradia da Câmara e do Senado — juntos, já receberam R$ 555 mil.
Quer aplauso: deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) propôs homenagem aos policiais envolvidos na operação que matou 13 pessoas no Rio. Foi ele quem quebrou a placa com o nome de Marielle Franco.
Movimentação no Flamengo: enquanto a diretoria procura as famílias dos atletas mortos em incêndio, a torcida e o time profissional preparam homenagens. Em entrevista, o jogador Diego se emocionou ao falar sobre encontro com sobrevivente.
Morre Gordon Banks: campeão mundial, goleiro inglês entrou para a História como o autor da “defesa do século”, em lance que evitou gol de cabeça de Pelé na Copa de 1970. Veja imagens.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.