A proposta de emenda constitucional (PEC) que o governo prepara sobre a Previdência terá três formas de aposentadoria para os trabalhadores no INSS (Veja em detalhes). O presidente Jair Bolsonaro fará um pronunciamento à nação na próxima semana para explicar o projeto.
Por que isso importa: a proposta de Bolsonaro tem regra mais dura para a idade mínima do que a do ex-presidente Michel Temer e tempo de transição menor. A reforma deve trazer economia entre R$ 800 bilhões e R$ 1 trilhão em dez anos.
Colocado em xeque pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro Gustavo Bebianno se mantém à frente da Secretaria-Geral da Presidência com o apoio de parlamentares e integrantes da ala militar e da equipe econômica do governo. Boa parte do grupo foi reunido pelo sentimento em comum de rejeição ao filho do presidente, o vereador do Rio Carlos Bolsonaro.
Bastidores: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), articulou em defesa de Bebianno até durante a madrugada. Na quinta-feira, Maia chamou a atenção de Bolsonaro: “Não é presidente da associação dos militares”.
O que foi dito:o ministro divulgou nota negando ser responsável por repasse de recursos a candidatas do PSL em Pernambuco — a crise que enfrenta começou após suspeitas de que beneficiárias eram “laranjas”.
Ao votar em julgamento sobre a criminalização da homofobia, Celso de Mello afirmou que o Supremo não pode se curvar às pressões do tribunal do Facebook. Sua independência ainda fará falta à Corte
Viu isso?
Ex-secretário de Cabral preso: o ex-secretário de Cabral Régis Fichtner foi preso pela segunda vez em nova fase da Lava-Jato, na manhã desta sexta-feira. O advogado já havia passado uma semana na cadeia, mas tinha sido liberado por um habeas corpus.
Previsão falha: o Rio tem apenas sete estações meteorológicas na capital. A quantidade é insuficiente para monitorar chuvas com precisão — segundo padrões internacionais, seriam necessárias 84.