Duas candidatas do PSL ao cargo de deputada estadual no Ceará e em Pernambuco receberam R$ 268 mil às vésperas do primeiro turno da eleição do ano passado. Gislani Maia e Mariana Nunes (na foto, ao lado de Luciano Bivar, atual presidente da sigla) adquiriram 10 milhões de panfletos, somados, a 48 horas da eleição, mas obtiveram resultados inexpressivos nas urnas: 3.501 e 1.741 votos, respectivamente.
Bastidores: o PSL repassou R$ 150 mil a Gislani Maia, o que fez sua campanha no Ceará custar quase 18 vezes mais do que a do candidato da sigla ao Senado, Márcio Pinheiro — ele não recebeu nenhum centavo do partido.
Por que isso importa: as campanhas das duas candidatas às Assembleias foram mais caras que a de campeões de voto, como Janaína Paschoal (PSL-SP), deputada estadual mais votada da história do Brasil. O PSL é suspeito de ter usado candidatas “laranjas” na eleição para a Câmara dos Deputados em Pernambuco e Minas Gerais.
A mudança na forma de calcular os valores das aposentadorias afeta, em especial, a elite dos servidores públicos. Esse grupo é, historicamente, o mais beneficiado no sistema de Previdência: computa na conta os últimos salários da carreira. A proposta do governo de Jair Bolsonaro quer instituir regra em que vale a média de todas as contribuições realizadas ao longo da carreira. Entenda o que foi proposto.
Por que isso importa: o governo fala em reduzir privilégios no sistema previdenciário, mas pode ter de fazer concessões para aprovar mudanças. Confira cinco pontos que podem ser negociados.
Outro ponto: o texto do governo prevê aumento da idade mínima de aposentadoria se a expectativa de vida aumentar. O gatilho só valerá para trabalhadores contratados após a entrada em vigor das novas normas.
Aplicativo do GLOBO simula as regras propostas por Bolsonaro para o setor privado e funcionalismo público; mais de 1,7 milhões de testes já foram feitos
Imposto de Renda: é dada a largada para a declaração
Receita anuncia as regras para 2019. Entrega começa no dia 7. Este ano, CPF será exigido de todos os dependentes. Saiba as mudanças.
Fechamento da fronteira da Venezuela eleva a tensão, e governo fez bem em decidir enviar a Bogotá o vice Hamilton Mourão junto do chanceler Ernesto Araújo
Viu isso?
Balcão para parlamentares: com dificuldade de montar base no Congresso, o governo vai negociar cargos e verbas com líderes partidários, ao contrário do que defendeu na transição. A Casa Civil será responsável por atender demandas, como ocorreu nos governos do PT e MDB.
PF na porta: Domingos Brazão, conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi um dos alvos da Polícia Federal na ação que apura tentativa de barrar elucidação da morte de Marielle Franco.
Tons mais roqueiros: o Rock in Rio confirmou presença de Foo Fighters, Weezer e Panic! at the Disco no evento, em setembro. Dos sete dias, cinco serão dedicados a diferentes vertentes do rock, e dois, ao pop.