O que está acontecendo: a medida foi tomada dois dias antes da chegada de ajuda internacional negociada pelo líder opositor Juan Guaidó. O plano é passar os carregamentos por Colômbia, Brasil e ilha de Curaçao.
Reação: o porta-voz da Presidência disse que o Brasil está pronto para defender sua soberania. O vice-presidente Hamilton Mourão vai à Colômbia na segunda-feira participar de uma reunião sobre a crise venezuelana.
No local: deputados e voluntários venezuelanos partiram em caravana para receber a carga na fronteira colombiana.
Ao buscar o STF, o ministro repete a atitude do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), que pediu suspensão do inquérito preliminar e anulação de provas sobre seu ex-assessor Fabrício Queiroz. Na ocasião, o ministro Marco Aurélio Mello manteve o caso na primeira instância.
Por que isso é importante: as suspeitas sobre o PSL já resultaram na demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência. Ele presidiu a legenda na campanha eleitoral.
O Rio Open 2019 abre as portas com dezenas de atividades
Viu isso?
Moro comenta fatiamento: em Paris, o ministro da Justiça disse que a decisão de retirar a criminalização do caixa dois do projeto “anticrime” foi incompreendida e mal interpretada.
Calcule sua aposentadoria: simulador do GLOBO mostra quanto tempo falta para se aposentar e o percentual do benefício com as novas regras propostas pelo governo.
A vida de Gilmar: em entrevista à revista Época, o ministro do STF Gilmar Mendes diz ser alvo de perseguição e afirma que um colega de Corte é chantageado por investigação.
Golpe na quadrilha: a Justiça Federal autorizou a prisão de 55 pessoas em sete estados e no Distrito Federal — 28 foram presas até a tarde — e a apreensão de 47 aviões que eram usados para o tráfico internacional de drogas. Os criminosos usavam até um submarino.
Ação e reviravolta: a Polícia Federal realizou operação que enfraquece a tese que aponta o vereador Marcelo Siciliano (PHS) e o miliciano Orlando de Curicica como responsáveis pela morte de Marielle Franco. Os agentes apuram supostas tentativas de impedir a elucidação do crime.
Tempo de recuperação: os médicos que cuidam da paisagista Elaine Caparróz, agredida durante quatro horas por um universitário, afirmaram que a reconstrução de seu rosto deve durar seis meses.
Apoio após abuso: uma corrente de solidariedade foi formada para apoiar a jovem Eva Luana, que denunciou ter sido estuprada e torturada pelo padrasto ao longo de oito anos: “Abortei diversas vezes”, relatou.
Jussie Smollet relatou ter sido atacado por mascarados e recebeu apoio, mas caso sofreu reviravolta, e polícia alega que ele mentiu para promover carreira
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.