O que une o acidente da TAM de 2007 ao incêndio na boate Kiss, ao rompimento da barragem de Mariana e à queda de um prédio, ano passado, no Centro de São Paulo? Um rastro de falhas no cumprimento de regras, de alertas ignorados, fiscalização deficiente e impunidade.
As consequências: Levantamento feito pelo GLOBO em dez grandes tragédias dos últimos 12 anos mostra que 1.774 pessoas morreram em acidentes aéreos, desabamentos, incêndios, naufrágios e explosões que poderiam ter sido evitados ou cujos danos poderiam ser menores.
A saída: As tragédias destes 12 anos analisadas pela reportagem não geraram nenhuma condenação na Justiça, reforçando a percepção de que não é preciso seguir regras ou corrigir erros. "O poder público não fiscaliza. E, por outro lado, os princípios fundamentais da segurança das operações não são obedecidos pelas empresas", afirma Celso Atienza, da Associação Paulista dos Engenheiros de Segurança do Trabalho.
As vítimas: Os últimos dois corpos, de Jorge Eduardo e Samuel, foram identificados pelo IML com técnicas como comparação de tamanho de ossos. Pablo Henrique foi sepultado no sábado, em Oliveiras (MG). No mesmo dia em que completaria 15 anos, a família e amigos se despediram de Arthur Vinicius. Christian Esmério, que ficou no CT para participar da festa surpresa do amigo, foi enterrado no Cemitério de Irajá. E Bernardo Pisetta e Vítor Isaías foram sepultados em Santa Catarina no domingo.
Os feridos: Jonathan, que teve queimaduras em 30% do corpo, continua internado em estado grave. Cauan Emanuel deixou o CTI e Francisco Dyogo apresenta melhora, mas continua no centro de tratamento intensivo.
Previdência: Fixação de idade mínima para requerer a aposentadoria, como previsto pelo governo Bolsonaro, aumenta a produtividade da economia, ao manter profissionais qualificados mais tempo no mercado, afirmam especialistas e estudos.
Programa passará a se chamar Sociedade Segura, terá novas iniciativas e deve ser ampliado para Barra, Jacarepaguá, principais vias expressas e os estádios do Maracanã, de São Januário e do Engenhão.