O ESSENCIAL: Alto escalão do governo adota celulares criptografados após vazamentos

E mais: Novas conversas de Moro são divulgadas, derrotas do Planalto, e o parecer da Reforma da Previdência
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 13 de JUNHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
O ministro da Justiça, Sergio Moro, ao lado do presidente Jair Bolsonaro
O vazamento de diálogos do ministro da Justiça, Sergio Moro, está provocando uma mudança de hábito no alto escalão do governo. O presidente e outros integrantes do Executivo, que sempre preferiram aplicativos de mensagens como WhatsApp e o Telegram, devem agora migrar as conversas para  telefones criptografados fornecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). 

Crimes cibernéticosInvestigadores estão pessimistas quanto à possibilidade de sucesso na busca pelo responsável pelos ataques. A Polícia Federal abriu pelo menos oito inquéritos para investigar o caso.

Mais conversasO "The Intercept Brasil" divulgou novos trechos de diálogos entre Moro e a força-tarefa da Lava-Jato. O site afirma que o ex-juiz e Deltan Dallagnol conversaram sobre o apoio de Fux à operação.

Rubro negros: Em sinal de apoio a Moro, Bolsonaro levou na noite desta quarta-feira o ministro ao jogo entre Flamengo e CSA no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ambos vestiram camisas do Flamengo arremessadas por torcedores. O porta-voz do governo declarou que a relação entre os dois é de "camaradagem e confiança"
Debate na CCJ sobre decreto de armas
O governo Bolsonaro sofreu derrotas nesta quarta-feira. Além de a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado ter aprovado a derrubada dos decretos do presidente Bolsonaro que flexibilizam a posse e o porte de armas, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela suspensão do decreto que extingue conselhos da administração. Parlamentares já apostam em novos reveses do Executivo.

Decisão inéditaFoi a primeira vez que o plenário do Supremo examinou a legalidade de um ato do presidente Bolsonaro. Nove dos 11 ministros votaram pela suspensão da validade de parte do decreto que extinguiu os colegiados. Os outros dois ministros devem votar nesta quinta-feira, para encerrar o julgamento.

Debate adiadoApós a manutenção do decreto de armas ser rejeitada na CCJ, a votação das propostas no plenário do Senado foi marcada para a próxima semana. As medidas devem ainda ser analisadas pela Câmara. 
Divulgação de troca de mensagens entre Moro e força-tarefa da Lava-Jato não torna Lula inocente.
Viu isso?
Reforma da Previdência: Relator apresenta parecer sobre projeto nesta quinta-feira. Saiba como ficou a proposta.
Disque 100: Com média de 102 denúncias por dia em 2018, violações contra idosos crescem 13%. Filhos e netos respondem por 60% dos casos.
Direitos humanos: País registrou ainda mais de 600 casos de discriminação racial no ano passado. Denúncias, porém, caíram 33%.
Contribuição maior: MEC quer aumentar de 10% para 15%, em cinco anos, aporte da União no fundo que financia a educação básica.
Investigação em SP: Justiça decreta prisão de acusado de matar ator Rafael Miguel, foragido desde domingo. 
Copa feminina: Marta e Cristiane podem retomar parceria nesta quinta-feira, contra a Austrália.
Antonio Bandeiras em cena de 'Dor e Glória'
Em ‘Dor e Glória’, que estreia nesta quinta-feira, diretor espanhol de 69 anos usa o ator premiado em Cannes pelo papel como uma versão de si mesmo, da infância à idade adulta.
Anne Frank
Na contramão da crise econômica que atinge o país vizinho, a cena gastronômica de Buenos Aires vive um momento de expansão e transformação. O Boa Viagem também apresenta um circuito turístico alternativo para quem deseja ir além do óbvio na capital argentina. 
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.