O ESSENCIAL: O 'pitbull' de posições moderadas que será o novo ministro de Bolsonaro

E mais: Greve afeta o trânsito, Moro nega autenticidade de diálogos, STF criminaliza homofobia, e a nova temporada de 'The handmaid's tale'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 14 de JUNHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
Bolsonaro ao lado do general Luiz Eduardo Ramos
O general que vai substituir o ministro Santos Cruz, demitido nesta quinta-feira da Secretaria de Governo, é chamado de “meu pitbull”  por Jair Bolsonaro . A expressão remete à amizade e lealdade do militar ao presidente, e não a um comportamento radical por parte do novo ministro. Pelo contrário: o general quatro estrelas Luiz Eduardo Ramos, que chefia o Comando Militar do Sudeste e agora assumirá o cargo de ministro, tem posições moderadas em relação a assuntos como a ditadura militar e, a exemplo de Santos Cruz, é crítico de Olavo de Carvalho, o ideólogo de direita.

Ala militarPara o ministro Augusto Heleno, a saída de Souza Cruz foi um 'divórcio sem litígio'. Já o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou que a  demissão foi escolha pessoal do presidente e evitou dizer se existe clima de insatisfação no Exército.

ContextoA queda do terceiro ministro do governo Bolsonaro em seis meses demonstra que a “fritura” é o método para demissão no Planalto. 
O ministro da Justiça, Sergio Moro
O ministro da Justiça, Sergio Moro, declarou que não vai se afastar do cargo, após a divulgação de conversas atribuídas a ele. Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", Moro pediu a divulgação da íntegra dos diálogos hackeados e disse que parte deles lhe causa 'bastante estranheza'. Em sua primeira declaração pública de apoio ao ex-juiz, Bolsonaro enalteceu a trajetória do ministro no combate à corrupção. 

DesdobramentoA defesa do ex-presidente Lula incluiu as reportagens do site "The Intercept Brasil" na ação do Supremo Tribunal Federal (STF) que pede a suspeição de Moro. O pedido se refere ao julgamento do caso do tríplex de Guarujá (SP) e será analisado pela Segunda Turma do Supremo no dia 25 de junho.

O primeiro hackeadoInvestigação da Polícia Federal aponta que a possível origem dos ataques hackers a celulares de autoridades ligadas à Lava-Jato foi o celular do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot
Uma greve contra a reforma da Previdência convocada por sindicatos teve protestos, por enquanto localizados, em cidades como Rio, São Paulo e Belo Horizonte. No Rio, o transporte público funciona normalmente, mas a ponte Ri0-Niterói tem interdição parcial: passageiros deixaram os ônibus e decidiram seguir o trajeto a pé. Acompanhe aqui, em tempo real, os desdobramentos da paralisação.
Relatório trouxe um punhado de bem-vindas alterações à reforma da Previdência.
Viu isso?
Contra a discriminação: Por oito votos a três, o STF decidiu que homofobia é crime equiparável ao racismo. Entenda.
Reforma: Fora da reforma, mais estados vão atrasas pagamentos, avalia o economista Paulo Tafner.
Crise vizinha: Conversamos sobre a Venezuela, mas não faremos concessão sob pressão, diz ao GLOBO representante de Cuba no Brasil.
Sem fiscalização: Nos últimos oito anos, prefeitura do Rio aplicou apenas 25 multas por buracos nas calçadas.
Turismo: Miguel Pereira, no Rio, pode ter seu 'Parque dos Dinossauros' em área de 1,4 milhão de metros quadrados.
Estreia da seleção: Brasil começa Copa América, no Morumbi, em São Paulo, com oponentes longe do topo.
'The handmaid's tale' estreia terceira temporada
Terceira temporada, que estreia neste sábado no Brasil, deixa (um pouco) de lado o tom sombrio para focar na possibilidade de revolução em Gilead.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.