O ESSENCIAL: Governo agiliza verbas para aprovar reforma da Previdência

E mais: Trump e Bolsonaro, cocaína em avião, conversas vazadas, e classificação na Copa América
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 28 de JUNHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O governo começou a trabalhar para liberar verbas de emendas parlamentares com o objetivo de aprovar a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados até 18 de julho. Há promessa de repassar R$ 20 milhões para projetos escolhidos por cada deputado até a votação do texto no plenário e dobrar o valor depois.

Por que isso importa: o governo se movimenta para acalmar a tensão com parlamentares. O presidente da comissão especial que analisa a reforma afirmo que perdeu o respeito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O que está acontecendo: o próximo passo é a leitura do parecer do relator Samuel Pereira (PSDB-SP) na comissão. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o relatório será votado na próxima semana.
 
A cúpula do Ministério da Defesa avalia como falha grave da Aeronáutica os procedimentos que permitiram o embarque do segundo-sargento Manoel Silva Rodrigues com 39 quilos de cocaína no voo de apoio à comitiva do presidente Jair Bolsonaro. Há a percepção de que o militar não passou por equipamentos de raio-X na Base Aérea de Brasília. A Aeronáutica impôs sigilo à investigação.

O que foi dito: nas redes sociais, Bolsonaro prometeu investigação, reclamou de ter sido associado ao episódio e afirmou que o militar pode estar envolvido com o tráfico de drogas há tempos.

Quem era: vizinhos contaram ao repórter Vinicius Sassine como era a rotina de Manoel Rodrigues antes de ser preso na Espanha.
 
Após empatar em 0 a 0 com um jogador a mais em campo no segundo tempo, a seleção brasileira venceu a disputa de pênaltis contra o Paraguai, por 4 a 3, e se classificou para a semifinal da Copa América. Alisson e Gabriel Jesus se destacaram nas cobranças. A próxima partida será disputada na terça-feira, em Belo Horizonte.

Fique atento: o adversário do Brasil sairá do jogo entre Argentina e Venezuela, às 16h, no Maracanã. Mais tarde, às 20h, Colômbia e Chile jogam em São Paulo.
Aproximação entre Witzel e Crivella pode não resultar em aliança na disputa pela prefeitura do Rio. Enquanto isso, Freixo tem chance de se colocar como a alternativa viável de centro-esquerda
Viu isso?
Entre amigos: os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump tiveram reunião privada no encontro do G20, com troca de elogios. O americano disse que Bolsonaro "é um homem especial, muito amado pelo povo".
Nota técnica: os novos decretos sobre armas não solucionam ilegalidades das medidas anteriores, segundo órgão do Ministério Público Federal.
Ponto final: o conselho do Ministério Público arquivou pedido de investigação contra os procuradores da Lava-Jato no caso das conversas vazadas com o então juiz Sergio Moro.
Mais prazo: o governador do Rio, Wilson Witzel, pediu ao ministro Paulo Guedes para antecipar a revisão do Regime de Recuperação Fiscal, o que poderia adiar para 2023 o pagamento de dívidas.
Rio de dinheiro: a apreensão de 11 mil cédulas de bolívares venezuelanos no Caju, na Zona Norte, levantou suspeita de ação de uma quadrilha internacional de falsificação de dólares no Rio.
Verba para a fronteira: a Câmara dos EUA aprovou um pacote de US$ 4,6 bilhões para custear ações do governo na crise migratória.
Série sobre ativismo de mulheres na floresta brasileira terá dez episódios e será lançada no Brasil, pelo Globoplay, e em mais 150 países no dia 2 de julho
No podcast da CBN, Maria Cristina Fernandes comenta episódios envolvendo crimes sérios que foram atrelados ao entorno do presidente Jair Bolsonaro
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.