O ESSENCIAL: STF mantém Lula preso e adia decisão sobre suspeição de Moro

E mais: decreto de armas, Moro, Brumadinho, Crivella e Michael Jackson
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 25 de JUNHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) mantiveram a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O colegiado rejeitou, por 4 votos a 1, um pedido de habeas corpus contra uma decisão do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Outro pedido de liberdade, que acusa o ex-juiz Sergio Moro de ter atuação parcial e no qual havia maior possibilidade de decisão favorável a Lula, será julgado após o recesso de julho do Judiciário.

Em detalhes: o mérito do segundo pedido não chegou a ser analisado. O ministro Gilmar Mendes propôs que o colegiado deixasse Lula em liberdade até que a suspeição de Moro fosse apreciada. A proposta foi derrotada por 3 votos a 2.
 
Horas antes de votação na Câmara, na qual o governo provavelmente seria derrotado, o presidente Jair Bolsonaro revogou os dois decretos de maio sobre posse e porte de armas no Brasil, editou três novos decretos e enviou ao Congresso um projeto de lei sobre o tema. Mais tarde, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o Palácio do Planalto revogaria ao menos um dos decretos, informação confirmada por fontes ligadas ao presidente. Porém, o que realmente estava valendo sobre armamentos não estava claro até o meio da noite.
Viu isso?
Avaliação: se a conversa vazada do ministro Sergio Moro fosse de um parlamentar, “ele estaria preso ou cassado”, disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Leniência: acordo firmado entre a Lava-Jato, governos do Brasil e dos EUA e grupo francês de engenharia devolverá R$ 819 milhões à Petrobras.
Previsto: por 35 a 13, vereadores do Rio rejeitaram o pedido de impeachment do prefeito Marcelo Crivella.
Detonado: a Polícia Civil de Minas Gerais afirmou que explosivos foram detonados em mina de Brumadinho no dia do rompimento de barragem.
Antidoping: Rodolfo, goleiro do Fluminense, testou positivo para uso de cocaína em exame após partida da Copa Sul-Americana.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Resposta sobre acusação da escritora E. Jean Carroll, que afirma ter sido estuprada por Trump nos anos 1990
Para ler com calma
Cantor levou vida excêntrica e colecionou polêmicas no rancho Neverland. Mas ele tinha um chimpanzé no quarto? Gravou música de Ivan Lins?
Jefferson e Janaína Rueda comandam a cozinha que usa todas as partes do suíno em pratos curioso. Andrea D'Egmont conta por que vale a pena comer lá
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.