O ESSENCIAL: Governo lança plano para reduzir em 40% o preço do gás

E mais: terras indígenas, agrotóxicos, hacker contra a Nasa e Fórmula 1 no Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 25 de JUNHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O governo prevê que o preço de gás de cozinha pode cair até 40% em dois anos com a adoção de um plano estratégico para estimular concorrência no setor de gás natural. Uma das medidas é permitir que a iniciativa privada opere gasodutos que, hoje, na prática, estão sob monopólio da Petrobras. Nas contas do governo, o impacto no PIB da indústria pode chegar a 8,46%.

Em detalhes: também está prevista a quebra do monopólio dos estados na distribuição de gás encanado. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governador do Rio, Wilson Witzel, já demonstrou interesse.

Opinião: mesmo se der certo, programa não terá efeito imediato, afirma Míriam Leitão. “A economia do Brasil entrou em ponto morto”.
 
A transferência da responsabilidade sobre demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura foi suspensa pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Com isso, a tarefa voltará para a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A decisão tem caráter liminar, e o ministro pediu que o caso seja analisado pelo plenário do STF com urgência. Enquanto isso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), defende que a medida provisória sobre o tema seja devolvida ao Palácio do Planalto.

Por que isso importa: Barroso suspendeu trecho da MP editada pelo presidente Jair Bolsonaro após derrota do governo no Congresso. Parlamentares haviam vetado a mudança da responsabilidade para a Agricultura. Insatisfeito, Bolsonaro editou nova medida com mesmo conteúdo.
Jair Bolsonaro banca Sergio Moro e só tem a ganhar com o apoio à Lava-Jato
Viu isso?
Química no campo: o Ministério da Agricultura autorizou uso de 42 novos agrotóxicos no país, incluindo itens banidos na Europa. Desde janeiro, 239 pesticidas foram liberados.
Projeto ‘rainha da Inglaterra’: Jair Bolsonaro prometeu vetar parte do novo marco das agências regulatórias. Termina hoje prazo para sanção.
Grande Prêmio: a chance de a Fórmula 1 voltar ao Rio a partir de 2021 é de 99%, disse Bolsonaro após encontrar diretor executivo da competição.
Copa América: empate entre Japão e Equador definiu o Paraguai como adversário do Brasil, na quinta-feira, por vaga na semifinal. No Maracanã, o Uruguai venceu o Chile.
Invasão digital: com um computador do tamanho de cartão de crédito, um hacker roubou dados da Nasa, incluindo informações sobre Marte.
Vagas abertas: começa hoje o prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Veja como se candidatar.
Programa foi recomendado como alternativa ao WhatsApp e ao Telegram por proteger dados dos usuários. Entenda o que ele tem de diferente
Exposição ‘Pic-nic no front’ reúne imagens do filho de Vinicius de Moraes, de operários da construção do Túnel Rebouças a retratos de Pixinguinha e Cartola
No podcast ‘Dia a dia da Economia’, da CBN, colunista comenta a baixa estimativa de economistas para alta no PIB do país
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.