O ESSENCIAL: Após críticas de Bolsonaro, Joaquim Levy pede demissão do BNDES.

E mais: Argentina e Uruguai às escuras e o "soul man" Tony Tornardo.
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 17 de JUNHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
Bolsonaro ao lado do general Luiz Eduardo Ramos
Em carta enviada ao ministro da Economia, Paulo Guedes , o presidente do BNDES, Joaquim Levy, pediu demissão do cargo. "Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda. Agradeço ao ministro o convite para servir ao país e desejo sucesso nas reformas. Agradeço também, por enquanto, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria".

Contexto: Na tarde de sábado,o presidente Jair Bolsonaro criticou e ameaçou demitir Levy. Bolsonaro disse estar "por aqui"com o chefe do banco, que estaria "com a cabeça a prêmio". A colunista Míriam Leitão analisa os motivos para a queda.

Avaliação: Economistas e analistas lamentaram a saída de Levy da presidência do BNDES.  Afirmam que ele tinha condições de conduzir a proposta do governo de reduzir o tamanho do banco de fomento e abrir espaço para o aumento da participação do setor privado. Entre os possíveis sucessores, estão o secretário de Privatizações e outros integrantes do governo
O ministro da Justiça, Sergio Moro
Argentina, Uruguai e partes do Paraguai enfrentaram um apagão maciço no domingo, deixando dezenas de milhões sem energia elétrica. De acordo com a companhia Edesur Argentina, a interrupção no abastecimento foi provocado por "uma falha maciça no sistema de interconexão". O presidente Mauricio Macri disse que o problema é "sem precedentes"e prometeu investigação completa das causas.

Análise: ​O apagão é um novo desafio para reeleição do presidente Macri, que já teve de lidar com a pior seca dos últimos 50 anos, uma desvalorização de 300% do peso e continua às volta com a sexta taxa de inflação mais alta do mundo, abaixo apenas da venezuelana na região.
Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Hong Kong  em protestos que pedem o engavetamento permanente da polêmica lei que permitiria ao governo extraditar pessoas para qualquer país com o qual o assunto não tenha sido previamente acordado, incluindo China e Taiwan. Segundo os organizadores dos protestos, a lei colocaria o população à mercê do Judiciário da China continental.
Viu isso?
Assassinado marido de deputada: O pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal e cantora gospel Flordelis (PSD-RJ), foi morto com 15 tiros na porta de casa.
Linha de investigação: ​Polícia Civil investiga se desavença em família motivou execução de pastor, marido da deputada federal Flordelis, em Niterói.
Pelo vidro da frente: Motorista de aplicativo morre atingido por bloco de concreto, arremessado do alto de passarela no Maracanã.
Goleada na Copa América: Cavani e Suárez marcam, mas Lodeiro é o destaque nos 4 a 0 contra o Equador.
Forcinha dos EUA : As americanas bateram as chilenas por 3 a 0, e, com um empate contra a Itália, o Brasil fica entre as quatro melhores terceiras colocadas e passa às oitavas do Mundial Feminino de Futebol.
Rolo compressor: Após demissão de Joaquim Levy, governo Bolsonaro soma 19 baixas no segundo escalão.
Celular mais barato: Através de rede social, Bolsonaro afirma que taxas de importação sobre computadores e smartphones podem cair de 16% para 4%.
'The handmaid's tale' estreia terceira temporada
Aos 89 anos de idade, a música está de novo presente na vida profissional de Tony Tornado. —Sou um cantor que atua, o ator foi um trampolim—argumenta o paulista que faz nessa quarta, no Teatro Riachuelo, uma rara incursão pelos palcos cariocas , com o show "Soul & Emoção". Em entrevista, revela que não ter paciência para a música dos dias de hoje e fala dos amigos, como o Abravanel (Silvio Santos).
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.