O ESSENCIAL: Com falta de articulação política e agenda paralela no Congresso, país não anda

E mais: Neymar depõe, site agiliza pedido de cidadania portuguesa e empresas criam protocolos para chuvas no Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 6 de JUNHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A atuação independente de Câmara e Senado faz parecer que não existe governo com o qual os parlamentares possam negociar projetos, algo raro na História do Parlamento, analisa o jornalista da sucursal de Brasília Eduardo Bresciani. Sem conseguir propor sua agenda nem impedir as derrotas consecutivas, o governo Jair Bolsonaro tem se limitado a reduzir danos.

O dia, que teve uma sucessão de episódios que evidenciam o imobilismo do governo, terminou com olíder do PSL no Senado, Major Olímpio, batendo boca com a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-PR).

Chance de derrota: No Senado, começa a se desenhar um cenário desfavorável em tema extremamente sensível a Bolsonaro. A votação preliminar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aumentou a chance de os decretos editados pelo presidente para flexibilizar a posse e o porte de armas serem derrubados.
 
'Shutdown': Paralisia ocorre no momento em que o governo precisa convencer o Congresso a aprovar crédito suplementar de R$ 248 bilhões para manter em dia pagamentos como o do BPC, destinado a idosos pobres.  O governo precisará na próxima semana vencer esta etapa e ainda aprovar o projeto no plenário do Congresso para evitar uma paralisação da máquina federal.
 
 
A partir desta sexta-feira, estará no ar um site do governo português para facilitar o acesso ao trâmite dos processos de pedido de cidadania

Sem fila: São 130 mil processos em andamento, a maioria de brasileiros. São Paulo é recordista mundial dos pedidos de cidadania a Portugal. O Ministério da Justiça português quer acabar com filas nos consulados e consultas por telefone.

Como vai funcionar: O requerente receberá um código junto com o número do processo. Se o pedido já está em andamento, será preciso pedir o acesso por telefone.
Marina Ganzarolli, advogada e cofundadora da Rede Feminista de Juristas
Em comentário sobre o caso em que o jogador Neymar é acusado de estupro pela modelo Najila Trindade
Viu isso?
Investigação: Neymar foi recebido por fãs na Cidade da Polícia, onde presta depoimento sobre vazamento de imagens da modelo que o acusa de estupro. Patrocinadora oficial da seleção brasileira, a Mastercard suspendeu campanha com jogador.
Privatizações: O STF retomou o julgamento dos processos sobre as privatizações de estatais pretendidas pelo governo Bolsonaro. Veja como está a votação.
Céu não é limite: com 16 edifícios de mais de 150 metros programados para serem concluídos até o fim de 2019, Nova York pode ter o ano em que ganhou mais arranha-céus.
As fortes chuvas que atingiram o Rio nos últimos meses levaram empresas a criar estratégias para evitar acidentes de trabalho no trajeto dos funcionários e perdas de produtividade em dias de temporal. Diante das fragilidades da infraestrutura da cidade, os protocolos vão desde alerta e adoção do home office a reserva de quartos em hotéis próximos para pernoite dos empregados. 
A colunista cita a frase de Churchill em relação à Rússia da Segunda Guerra Mundial para relembrar o acidente nuclear em Chernobyl e todo o mistério que o envolveu. O governo russo tentou encobrir o caso, desmenti-lo, mas "o noticiário cresceu ao longo dos dias, insuflado  em parte por tudo o que não se sabia, e em parte pelo próprio clima cultural da época, muito contrário à energia nuclear."

Saiba o que é verdade e o que é ficção na série da HBO e veja, na fotogaleria, turistas em visita a Chernobyl após o sucesso da série.
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.