O ministro da Justiça, Sergio Moro, decidiu comparecer ao Senado na próxima quarta-feira para dar explicações sobre supostas irregularidades na condução da Lava-Jato, após a divulgação de mensagens trocadas entre ele e o procurador Deltan Dallagnol, mas está preocupado com a superexposição e os desdobramentos do caso. Para Moro e auxiliares diretos, a falta de um apoio consistente dos aliados na Câmara e no Senado deixa o cenário ainda mais imprevisível.
Contenção de danos: Moro decidiu se antecipar a uma possível convocação e se ofereceu para depor na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Senado. A estratégia foi traçada pelo próprio presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na noite de anteontem. Alcolumbre agiu para tentar afastar a crise do Congresso, evitando convocações e a pressão por uma CPI. O ministro ouviu o conselho e assentiu.
Entrevista encerrada: O presidente Jair Bolsonaro interrompeu uma entrevista coletiva nesta terça-feira, na capital paulista, logo após ser questionado sobre o vazamento das conversas. Durante discurso para empresários na Fiesp, o presidente elogiou o trabalho de cinco de seus ministros, mas não falou sobre Moro.
Lava-Jato em debate: A maior operação de combate à corrupção já feita no país voltou à arena política, analisa Paulo Celso Pereira.
O Congresso aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, crédito emergencial de R$ 248,9 bilhões para o governo. A votação só foi possível após o governo costurar um acordo com a oposição e com o centrão em que se comprometeu a liberar parte do Orçamento que está bloqueada. Foram 450 votos a favor na Câmara e 61 no Senado.
Para que serve: Os recursos são necessários para o governo pagar aposentadorias, o Plano Safra e auxílios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — concedido a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
Direitos humanos: Bolsonaro exonera peritos e acaba com salários de órgão que fazia vistoria de combate à tortura em presídios e hospitais psiquiátricos.
Exonerada: Secretária de Saúde de Nova Friburgo, no Rio, pede em gravação que paciente seja operado ou morra. Ouça o áudio.
Autora do mais célebre diário do século XX tem novos escritos publicados em livro nos 90 anos de seu nascimento; obra reúne cartas a avó, um romance inacabado, contos e trabalhos escolares
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.