O ESSENCIAL: Falta de unidade na base governista preocupa Moro

E mais: Governo aprova crédito extra de R$ 248,9 bi, Anvisa vai liberar plantio de maconha medicinal e os escritos inéditos de Anne Frank
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 12 de JUNHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
O ministro da Justiça, Sergio Moro, ao lado do presidente Jair Bolsonaro
O ministro da Justiça, Sergio Moro, decidiu comparecer ao Senado na próxima quarta-feira para dar explicações sobre supostas irregularidades na condução da Lava-Jato, após a divulgação de mensagens trocadas entre ele e o procurador Deltan Dallagnol, mas está preocupado com a superexposição e os desdobramentos do caso. Para  Moro e auxiliares diretos, a falta de um apoio consistente dos aliados na Câmara e no Senado deixa o cenário ainda mais imprevisível. 

Contenção de danosMoro decidiu se antecipar a uma possível convocação e se ofereceu para depor na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Senado. A estratégia foi traçada pelo próprio presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na noite de anteontem. Alcolumbre agiu para tentar afastar a crise do Congresso, evitando convocações e a pressão por uma CPI. O ministro ouviu o conselho e assentiu.

Entrevista encerradaO presidente Jair Bolsonaro interrompeu uma entrevista coletiva nesta terça-feira, na capital paulista, logo após ser questionado sobre o vazamento das conversas. Durante discurso para empresários na Fiesp, o presidente elogiou o trabalho de cinco de seus ministros, mas não falou sobre Moro.

Lava-Jato em debateA maior operação de combate à corrupção já feita no país voltou à arena política, analisa Paulo Celso Pereira.
Congresso
O Congresso aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, crédito emergencial de R$ 248,9 bilhões para o governo. A votação só foi possível após o governo costurar um acordo com a oposição e com o centrão em que se comprometeu a liberar parte do Orçamento que está bloqueada. Foram 450 votos a favor na Câmara e 61 no Senado.

Para que serve: Os recursos são necessários para o governo pagar aposentadorias, o Plano Safra e auxílios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — concedido a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
A permanência de Moro no Ministério da Justiça ofende a moral, o bom senso e a lei da gravidade.
Viu isso?
Decisão adiada: Ministros da Segunda Turma do STF enviaram para o plenário o habeas corpus coletivo sobre prisão após segunda instância.
Pressão ruralista: Presidente da Funai é demitido por Damares Alves. Entenda o motivo de sua saída do cargo.
Índice global: Com piora na segurança pública e instabilidade política, Brasil cai 10 posições em ranking que mede a paz no planeta.
Direitos humanos: Bolsonaro exonera peritos e acaba com salários de órgão que fazia vistoria de combate à tortura em presídios e hospitais psiquiátricos.
Exonerada: Secretária de Saúde de Nova Friburgo, no Rio, pede em gravação que paciente seja operado ou morra. Ouça o áudio.
Aquecimento global: 'Brasil não conseguirá atingir as metas', diz coordenador do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Indefinição: Obra na Gávea para evitar possível desastre na linha 4 do metrô levaria um ano, aponta relatório entregue ao TCE.
Anne Frank
Autora do mais célebre diário do século XX tem novos escritos publicados em livro nos 90 anos de seu nascimento; obra reúne cartas a avó, um romance inacabado, contos e trabalhos escolares
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.