O ESSENCIAL: Militar de comitiva de Bolsonaro levava 39 quilos de cocaína

E mais: decretos sobre armas, abuso de autoridade, Flávio Bolsonaro e 'Pasquim'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 26 de JUNHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O militar brasileiro que foi preso na Espanha suspeito de tráfico internacional de drogas integrava a comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que viaja ao Japão. O segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues foi flagrado com 39 quilos de cocaína. Ele atuava como comissário de bordo em avião da Força Aérea Brasileira usado por equipe de apoio e já acompanhou o presidente em outras viagens.

O que foi dito: pelas redes sociais, Bolsonaro pediu “punição severa” ao militar. O vice-presidente Hamilton Mourão chamou o militar de “mula qualificada”. E disse que o sargento voltaria ao Brasil na mesma aeronave de Bolsonaro.

Memória: há 20 anos, a Polícia Federal interceptou quadrilha com 33 quilos de cocaína em avião da FAB.
 
O presidente Jair Bolsonaro editou o sétimo decreto sobre armas desde que assumiu o governo. O atual documento revoga um dos três decretos editados ontem. A principal mudança é a exclusão da lista com 20 categorias que teriam direito ao porte de armas. A medida, porém, mantém brecha para compra de fuzil e outros pontos polêmicos.

O que está acontecendo: três decretos sobre armamentos estão em vigor. Entenda a diferença entre eles.

Reação: deputados da oposição protocolaram ao menos oito projetos para derrubar os decretos recentes.

Em paralelo: avançou no Senado o projeto de lei, apresentado ontem, que amplia a posse de arma em área rural. O plenário deverá votá-lo nesta quarta, junto de outro projeto, que reduz idade mínima para compra de armas.
Viu isso?
Derrota: o pedido do senador Flávio Bolsonaro para suspender a quebra de seu sigilo fiscal e bancário foi negado por desembargador do Rio.
Nova chamada: deputados aprovaram convite para que o ministro Sergio Moro vá à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira explicar mensagens vazadas.
Freios: a CCJ do Senado aprovou projeto que define punição ao abuso de autoridade de magistrados e integrantes do Ministério Público.
Papo reto: a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que quer conversar com Bolsonaro na reunião do G-20 sobre desmatamento.
Publicidade: em meio à polêmica sobre estudo da Fiocruz arquivado, o governo lançou campanha e repetiu que país vive epidemia de drogas.
Recolhidos: 20 celulares de pessoas que estavam na casa da deputada Flordelis foram apreendidos pela polícia.
Retrato do desespero: uma foto de pai e filha mortos afogados se tornou símbolo do drama de imigrantes na fronteira dos EUA (Veja imagem). Parentes contam a trajetória da família.
Larissa Spezani, estudante
Jovem atingida por bloco de concreto no Leblon na Quarta-Feira de Cinzas conta como se recupera após enfrentar coma e 88 dias de internação
Biblioteca Nacional digitalizou mais de mil edições do jornal, lançado há 50 anos por Millôr Fernandes, Ziraldo e outros ícones da imprensa brasileira
Clássico japonês venceu o Oscar de melhor animação e, agora, bateu ‘Toy Story 4’ na bilheteria chinesa. Demora para exibição expõe tensões políticas
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.