O ESSENCIAL: Ataque hacker foi mais amplo e atingiu 'coração' da Lava-Jato

E mais: Relator exclui estados e municípios da reforma da Previdência, e revés do decreto das armas
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 12 de JUNHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) têm indícios de que o ataque hacker que expôs mensagens privadas do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores foi muito bem planejado e teve alcance bem mais amplo do que se sabe até agora. Reportagem exclusiva do GLOBO  revela quais eram os alvos dos criminosos.

Mais invasões: Hacker invadiu grupo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no Telegram. Mensagens supostamente de autoria do procurador militar Marcelo Weitzel despertaram desconfiança. Conta de Weitzel no aplicativo também foi usada para conversar com o ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) José Robalinho. 

Investigação: A Polícia Federal abriu quatro inquéritos  para investigar ataques de hackers a dez autoridades ligadas à Lava-Jato.
 
 
O relatório da reforma da Previdência, fechado em acordo com líderes partidários exclui estados e municípios. No texto original entregue ao Congresso, as mudanças para os servidores federais seriam estendidas a governos estaduais e prefeituras. O parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), será votado na comissão especial da Câmara. A ideia é incluir servidores estaduais e municipais no projeto em votação em separado no plenário. A regra de transição para servidores foi mantida conforme o proposto pelo governo, com o acréscimo de uma nova opção para quem está no regime próprio.

Contexto: A inclusão ou não de estados e municípios na reforma é um dos pontos de maior atrito entre a equipe econômica e deputados federais, que não querem arcar com o desgaste de aprovar mudanças nas regras de aposentadorias de funcionários públicos estaduais e municipais.

Mais alterações: o relator também alterou o texto original da reforma no que tange à idade mínima para professores se aposentarem. E excluiu capitalização, BPC e mudanças na aposentadoria rural. 

Ponto a ponto: Veja como seria a economia para os cofres públicos se fosse mantido o texto original enviado ao Congresso.
edson fachin, ministro do supremo tribunal federal
Viu isso?
Revés na CCJ: Comissão do Senado aprova projeto que derruba decreto de armas de Bolsonaro.
Previdência: rombo por servidor público é dez vezes maior que no INSS, e governo gasta quase 18 vezes mais com cada militar aposentado.
Pedalada ao contrário: Caixa devolve R$ 3 bi ao Tesouro e Guedes diz que governo está "despedalando" os bancos públicos.
Desbloqueio: Ministro da Educação garante a universidades federais que "não vai faltar dinheiro".
Ancelmo Gois: Olavo de Carvalho perde ação contra Caetano Veloso.
Recuo chinês: Confrontos em Hong Kong se agravam e adiam debate sobre lei que permitirá extradição para a China.
Operação da PM: Policiais encontram drogas e prendem traficante na Maré em ação com morte, feridos, protesto e Linha Vermelha fechada.
Mercado imobiliário: Para compensar condomínio alto, donos de imóveis oferecem aluguéis mais baratos e até de graça.
Em junho de 2008, um incêndio atingiu um prédio nos estúdios da Universal, em Hollywood, destruindo milhares de gravações de ícones da música, como Bing Crosby, Billie Holiday, Louis Armstrong e Tom Petty. A gravidade do incêndio ficou desconhecida por longo tempo, segundo artigo da revista do “The New York Times”, apesar de um relatório confidencial da Universal Music Group, feito em 2009, ter estipulado a perda em 500 mil músicas.
.
Brasil x Austrália é um desses confrontos do futebol que, ao longo da história, ganham status de clássico polêmica e tudo. As duas seleções se enfrentam nesta quinta-feira pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo feminina. No geral, o equilíbrio prevalece: as matildas, apelido das australianas, venceram nove vezes; o Brasil, oito, e no único empate, na Olimpíada de 2016 no Rio, as brasileiras saíram vencedoras nos pênaltis nas oitavas de final (foto). 
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.