A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) têm indícios de que o ataque hacker que expôs mensagens privadas do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores foi muito bem planejado e teve alcance bem mais amplo do que se sabe até agora. Reportagem exclusiva do GLOBO revela quais eram os alvos dos criminosos.
Mais invasões: Hacker invadiu grupo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no Telegram. Mensagens supostamente de autoria do procurador militar Marcelo Weitzel despertaram desconfiança. Conta de Weitzel no aplicativo também foi usada para conversar com o ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) José Robalinho.
Investigação: A Polícia Federal abriu quatro inquéritos para investigar ataques de hackers a dez autoridades ligadas à Lava-Jato.
O relatório da reforma da Previdência, fechado em acordo com líderes partidários exclui estados e municípios. No texto original entregue ao Congresso, as mudanças para os servidores federais seriam estendidas a governos estaduais e prefeituras. O parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), será votado na comissão especial da Câmara. A ideia é incluir servidores estaduais e municipais no projeto em votação em separado no plenário. A regra de transição para servidores foi mantida conforme o proposto pelo governo, com o acréscimo de uma nova opção para quem está no regime próprio.
Contexto: A inclusão ou não de estados e municípios na reforma é um dos pontos de maior atrito entre a equipe econômica e deputados federais, que não querem arcar com o desgaste de aprovar mudanças nas regras de aposentadorias de funcionários públicos estaduais e municipais.
Mais alterações: o relator também alterou o texto original da reforma no que tange à idade mínima para professores se aposentarem. E excluiu capitalização, BPC e mudanças na aposentadoria rural.
Ponto a ponto: Veja como seria a economia para os cofres públicos se fosse mantido o texto original enviado ao Congresso.
Em junho de 2008, um incêndio atingiu um prédio nos estúdios da Universal, em Hollywood, destruindo milhares de gravações de ícones da música, como Bing Crosby, Billie Holiday, Louis Armstrong e Tom Petty. A gravidade do incêndio ficou desconhecida por longo tempo, segundo artigo da revista do “The New York Times”, apesar de um relatório confidencial da Universal Music Group, feito em 2009, ter estipulado a perda em 500 mil músicas.
Brasil x Austrália é um desses confrontos do futebol que, ao longo da história, ganham status de clássico, polêmica e tudo. As duas seleções se enfrentam nesta quinta-feira pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo feminina. No geral, o equilíbrio prevalece: as matildas, apelido das australianas, venceram nove vezes; o Brasil, oito, e no único empate, na Olimpíada de 2016 no Rio, as brasileiras saíram vencedoras nos pênaltis nas oitavas de final (foto).
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.