O ESSENCIAL: Pedido de liberdade de Lula é retirado da pauta do STF

E mais: decreto de armas, bens de Eike, Amazon no Rio e vacina contra o câncer
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 24 de JUNHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O pedido de liberdade apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi retirado da pauta desta terça-feira da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi da ministra Cármen Lúcia, que não informou o motivo, nem agendou nova data. Com recesso do tribunal em julho, o julgamento só poderá ser remarcado a partir de agosto.

Entenda: a defesa de Lula acusa parcialidade do então juiz Sergio Moro. O pedido já tinha começado a ser julgado, e dois ministros votaram contra a libertação do ex-presidente.  

Bastidores: ministros do STF comentam que o destino de Lula deveria ser definido por instâncias inferiores do Judiciário.

Por escrito: em carta enviada ao ex-ministro Celso Amorim, Lula comenta possibilidade de anular seu processo na Lava-Jato.
 
Parlamentares analisam apresentar projeto de lei para substituir os decretos do presidente Jair Bolsonaro sobre armas de fogo. Dois pontos do Estatuto do Desarmamento devem ser revistos — a proposta, porém, deve ter mais restrições do que as regras editadas pelo governo. Medidas consideradas polêmicas ficarão de fora.

Contexto: um projeto de lei é tratado como alternativa para manter pontos dos decretos de Bolsonaro, que foram derrubados pelo Senado e devem ser rejeitados pela Câmara.

O que está acontecendo: deputados da bancada da bala buscam apoio de evangélicos para reverter decisão do Senado. Enquanto isso, o governo admite que pode ajudar a elaborar nova lei.
Viu isso?
Inverno na cela: o ex-governador do Rio Sérgio Cabral ficará sem visitas e banho de sol durante 30 dias.
Alvos da Lava-Jato: ex-executivos da OAS e o ex-marqueteiro do PT Valdemir Garreta tiveram R$ 150 milhões bloqueados por decisão judicial.
De acordo: Eike Batista concorda com o leilão de parte de seu patrimônio, que inclui um carro Lamborghini, diz a defesa.
Receita em alta: o governo federal registrou a maior arrecadação nos cinco primeiros meses do ano desde 2014.
Panorama do vírus: o número de mortos por dengue cresceu 163% no primeiro semestre, e o país já tem 596 mil casos confirmados da doença.
Choque de versões: ao contrário do que afirma a polícia, o advogado do filho de deputada Flordelis disse que ele não admitiu ter atirado contra o padrasto, Anderson do Carmo.
Capital audiovisual: a Amazon escolheu o Rio de Janeiro para abrir sua primeira unidade fora dos EUA para negócios de streaming.
Cientistas dos EUA testarão droga que pode atrasar ou prevenir tumores em cachorros, que são semelhantes aos que ocorrem em homens e mulheres
Dan Giusti trabalhou no Noma, listado entre os 50 melhores do mundo. Hoje, ele e sua equipe preparam 4 mil merendas com US$ 1 para colégios públicos
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.