O ESSENCIAL: Moro vai explicar ao Senado trocas de mensagens com Dallagnol

E mais: Ministros do STF falam sobre as conversas reveladas, e governadores querem tirar capitalização da reforma para apoiá-la
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 11 de JUNHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Reunidos para em Brasília, os governadores,  sobretudo,  do Nordeste, condicionaram o apoio mais efetivo à reforma da Previdência ao atendimento de quatro reivindicações, que alteram significativamente o texto apresentado pelo Planalto. Eles querem retirar da proposta o sistema de capitalização, as mudanças nas regras de concessão do BPC (benefício de prestação continuada) e da aposentadoria rural, e reivindicam a manutenção na  Constituição de todas as regras da aposentadoria, que o Executivo propôs retirar.

Contexto: O relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), participou da reunião do Fórum dos Governadores. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que os governadores vão aguardar a decisão do relator sobre os pleitos para assinarem um documento se comprometendo a trabalhar de forma efetiva para aprovar a reforma, condição imposta pelos parlamentares para manter estados e municípios na proposta.

Análise: Miriam Leitão revela que mudanças no texto podem reduzir o impacto da reforma em até R$ 300 bilhões.
 
Para diminuir a temperatura da crise, o ministro da Justiça, Sergio Moro, decidiu seguir o conselho do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e comparecer espontaneamente à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na próxima quarta-feira, para falar sobre as mensagens trocadas entre ele e o procurador Deltan Dallagnol. 

Encontro: Ontem, Moro encontrou-se com o presidente Bolsonaro pela primeira vez desde a revelação das conversas. Eles foram juntos a uma cerimônia da Marinha.

No STF: "A corrupção existiu, tenho dificuldade de entender a euforia que há em torno disso", disse o ministro Luiz Roberto Barroso sobre a repercussão da revelação das conversas entre Moro e Dallagnol. "Moro fica desgastado para indicação ao Supremo", afirmou o ministro Marco Aurélio.

Aplicativo: Telegram nega ter sido alvo de hacker em vazamento de conversas entre o ministro da Justiça e o chefe da força-tarefa em Curitiba.
jair bolsonaro, presidente da república
Viu isso?
Assassinato do ator: 'Meu pai sempre foi misógino e possessivo', diz filha de suspeito de matar Rafael Miguel e seus pais
'República de Curitiba': Gilmar Mendes critica ministro Sergio Moro e a Lava-Jato durante votação na 2ª Turma do STF.
Ordem na casa: Alerj aprova lei que regulamenta uso de patinetes elétricos; empresas deverão fornecer capacetes.
Virada de mesa: Ministério Público dá mais 48 horas para Liesa pagar multa por decisão que favoreceu Imperatriz no Carnaval.
Aos mestres com carinho: Relator da reforma da Previdência promete regra "melhor" para professores e mulheres.
Problema de regulação: Planos de saúde individuais subiram 382% desde 2000. Inflação setorial foi de 180%.
Eleição na Argentina: Para disputar eleitorado de Cristina, Macri anuncia peronista como candidato a vice-presidente.
Desde domingo: Novos protestos tomam Hong Kong contra lei que permitirá extradições para a China.
Cantora e compositora lança 'Margem', último álbum da trilogia que inclui 'Maritmo' (1998) e 'Maré' (2008). Um álbum que procura dar conta não só das questões do mar contemporâneo — da poluição à geopolítica — mas também da fluidez filosófica desse espaço de passagem, de limite, de não lugar (ou de entre-lugar) que é a margem. Leia a crítica de Leonardo Lichote aqui.
Casas especializadas em crepes, coxinhas, espetinhos. Só faltava mesmo um lugar dedicado ao mais carioca dos salgados: o joelho. A lojinha que abriu as portas há cerca de um mês na Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, é uma joelheria que vende das "joias clássicas", com recheio de queijo e presunto, até uma linha modernosa, de queijo brie com presunto Royale. Leia mais aqui sobre essa nova opção da gastronomia carioca.
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.