O ESSENCIAL: Supremo dá a estatais liberdade para vender subsidiárias

E mais: Governadores defendem que estados fiquem na reforma da Previdência e nova plataforma mapeia desmatamento no Brasil
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 7 de JUNHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em entrevista ao GLOBO. Foto:  Daniel Marenco
Por maioria, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira que o governo pode privatizar subsidiárias de estatais sem autorização prévia do Congresso e também sem licitação. A Corte declarou ser preciso lei específica apenas para a venda das “empresas-mães”, como a Petrobras e os bancos públicos.

Interesse governista: ​​​A decisão era aguardada com apreensão pelo governo, que temia ver prejudicado seu programa de privatizações, uma bandeira do ministro da Economia, Paulo Guedes. A notícia é particularmente favorável para a Petrobras, que deve retomar seu programa de venda de ativos. 

Privatização liberada: Após a decisão do plenário da Corte, o ministro Edson Fachin também liberou a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária da Petrobras, que havia sido suspensa. 
Julio Dashis, co-fundador da rede de moda feminina Enjoy, desistiu de um projeto de investimento. Foto: Fábio Guimarães
Um grupo de 25 governadores assinou uma carta em que defende a manutenção de estados e municípios na reforma da Previdência que tramita no Congresso. Apenas Flávio Dino (PCdB), do Maranhão, e Rui Costa (PT), da Bahia, não referendaram o documento. 

O que defendem: No texto, os governadores afirmam que, se os entes regionais tiverem que aprovar leis próprias para alterar o regime de aposentadorias, há risco de mudanças necessárias não serem implementadas. Além disso, sustentam que poderia haver falta de uniformidade nos critérios de Previdência entre diferentes estados.

Bastidores: A redação do texto causou confusão. Uma primeira versão, preparada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, criticava o Congresso.
 Flavio Bolsonaro no Senado em Brasília. Foto: Daniel Marenco

Em meio ao debate sobre o aumento do desmatamento no Brasil, será lançado nesta sexta-feira o MapBiomas Alerta, um novo portal on-line de monitoramento do problema. O site, que tem acesso gratuito, refina dados de 11 sistemas de alerta diferentes. 

O que muda: Antes, este controle era restrito a regiões específicas; agora as informações estarão reunidas em um só lugar. Também serão produzidos laudos com imagens de alta resolução. O sistema é fruto da iniciativa de uma rede de ONGs, universidades e empresas.

Plano do governo: O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que pretende investir R$ 7 milhões para contratar um serviço complementar que gere os laudos no mesmo dia.

Triste do país que deita — e dorme — em berço esplêndido, quando teve 65 mil filhos assassinados.
Viu isso?
Ataque hacker: Após Moro, celulares de procuradores da força-tarefa da Lava-Jato voltam a ser alvos de ataques cibernéticos, informa Bela Megale.
Bancada do PSL: Deputados da sigla de Bolsonaro apresentam projetos que vão de limite de cem pontos na habilitação a troca de multas por doação de sangue.
Investigação: Neymar depõe sobre fotos vazadas e, na saída da delegacia, agradece carinho recebido do público
Após tragédia:  Em condomínio na Muzema, onde 24 morreram, novas construções e taxa extra assolam moradores.
'Deu match': Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch protagonizam série sobre amor no tempo dos aplicativos.
Copa feminina: Maior edição do mundial começa nesta sexta-feira. Entenda por que evento é marco na história das mulheres no futebol.
A banda sul-coreana BTS, que se apresentou no Brasil. Foto: Brendan McDermid/Reuters
Escalados para a Copa América, cachorros treinados das forças policiais do Rio atuam em desabamentos e detecção de drogas e explosivos. Saiba quem são os animais que protegem a cidade.
A banda sul-coreana BTS, que se apresentou no Brasil. Foto: Brendan McDermid/Reuters
Até domingo, um dos eventos musicais mais conceituados do mundo reúne nomes do gênero em diferentes palcos cariocas. Confira a programação.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.