O ESSENCIAL: Relator da Previdência pode incluir apenas os 10 estados mais endividados

E mais: Centrão resiste a ofertas do Planalto, advogado deixa caso contra Neymar e algoritmo incentiva rede de pedofilia
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 4 de JUNHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em entrevista ao GLOBO. Foto:  Daniel Marenco
O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência na comissão especial, vai analisar  uma proposta apresentada por consultores do Congresso, com aval do governo, para que estados e municípios sejam incluídos nas novas regras de aposentadoria de servidores, de forma automática, de acordo com o nível de endividamento e a proporção de idosos.

Como fica: Com a medida, dez estados poderiam ter adesão automática, entre eles o Rio. Os demais também poderão mudar as regras de seus regimes próprios, desde que aprovem leis nas assembleias e câmaras municipais. 
A iniciativa deve-se à reação dos governadores à exclusão de estados e municípios, revelada pelo GLOBO na última sexta-feira.

Primeiro passo: Ontem à noite, a três horas do fim do prazo, o Senado aprovou medida provisória que estabelece um pente-fino em benefícios pagos pelo INSSO governo estima economia de R$ 10 bilhões. A medida, considerada pelo Planalto um primeiro passo da reforma da Previdência, vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. 
Julio Dashis, co-fundador da rede de moda feminina Enjoy, desistiu de um projeto de investimento. Foto: Fábio Guimarães
A promessa do Planalto de liberar R$ 10 milhões por semestre para cada deputado que votar a favor do governo, por meio de verbas de ministérios destinadas a prefeituras da preferência dos parlamentares, está dividindo bancadas . A proposta já tem adeptos no PSB, PRB e PSDB, mas o centrão (principalmente PR, PP e Solidariedade) resiste. Os deputados alegam que, com a aprovação do Orçamento Impositivo, não precisam do Executivo para liberar as verbas a suas emendas. 

Em busca da base: A Casa Civil nega que haja a oferta, mas O GLOBO ouviu parlamentares que a confirmaram. O ministro Onyx Lorenzoni já havia acenado com a liberação de emendas parlamentares em fevereiro, mas as verbas foram contingenciadas.
 
 Flavio Bolsonaro no Senado em Brasília. Foto: Daniel Marenco

O escritório de advocacia Fernandes e Abreu Advogados, que representou a mulher que acusa Neymar de estupro, num encontro com o pai e os advogados do atacante, deixou o caso alegando discordar da denúncia. O documento de rescisão foi apresentado pelo Jornal Nacional.

Duas versões: segundo o escritório, a vítima primeiro teria afirmado que foi consensual a relação sexual num encontro em Paris, em 15 de maio, mas que teria havido uma agressão – pela qual os advogados teriam concordado em denunciar o jogador. Mas, ainda de acordo com o escritório, a mulher decidiu apresentar queixa por estupro e o contrato foi, então, rompido.

E agora?: integrantes da CBF afirmaram que a cúpula da entidade não está discutindo se dispensa ou não o camisa 10, mas que observa o desenrolar dos acontecimentos.

Análise: A colunista Cora Rónai questiona o uso que Neymar faz da rede social na qual ele buscou se defender. Com seus 119 milhões de seguidores, perde apenas para Cristiano Ronaldo e Messi. "Uma conta com essas proporções é um rolo compressor de mídia como nunca houve"

 Neymar treinou no fim de semana na Granja Comary. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Pesquisadores de Harvard estudavam o impacto do YouTube no Brasil e se depararam com um catálogo de vídeos que sexualiza as crianças. O problema está no sistema de recomendação automatizado do YouTube, que impulsiona a maioria das bilhões de visualizações da plataforma, sugerindo o que os usuários devem ver em seguida.

O que aconteceu: segundo pesquisadores de Harvard , o YouTube fez a curadoria dos vídeos a partir de todos os seus arquivos, às vezes pinçando inofensivos filmes domésticos de famílias. Em muitos casos, o algoritmo encaminhava os usuários a alguns desses vídeos depois que eles assistiam a conteúdo com tema sexual.

Versão da empresa: O YouTube diz que está comprometido em erradicar a exploração de crianças e que, desde fevereiro, intensificou a fiscalização.
Brasil, EUA e Suíça avançam numa investigação conjunta sobre corrupção que deve reformar as práticas do comércio mundial de petróleo, alimentos, minerais e metais.
Viu isso?
Regras da CNH: O governo vai propor nesta terça-feira novas regras para os motoristas. Saiba o que está sendo preparado.  
Conflito de interesses: Relator do decreto das armas no Senado organizou prêmio patrocinado por empresas armamentistas.
Nova virada de mesa: Em reunião na segunda-feira à noite, a Liesa decidiu manter, por 8 votos a 5, a Imperatriz Leopoldinense na elite do samba carioca. A escola terminou a disputa deste ano em penúltimo lugar.
Pesquisa engavetada: O governo tirou do ar portal que reunia pesquisas e dados oficiais sobre o uso de drogas no Brasil. Segundo especialistas, o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid) era o único a compilar levantamentos nacionais e não pode ser acessado desde janeiro.
Álcool na bomba:  A venda direta de etanol aos postos para baixar preço para os consumidores pode ser aprovada hoje. 
Pré-2003: Servidor público que ingressou na carreira até 2003 pode ter regra de transição mais suave.
Mais mortes no Chile: Crianças brasileiras em passeio no Chile foram atingidas por pedras que rolaram da montanha. Duas morreram, uma foi salva.
A banda sul-coreana BTS, que se apresentou no Brasil. Foto: Brendan McDermid/Reuters
Ao longo de dez faixas, disco traz a voz da cantora vestida apenas pelo piano de Itamar Assiere. Canções vão de Amália Rodrigues de 1966 a Maysa de 1958, passando por Letuce, numa composição de 2014.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.