A inflação no país fechou 2019 em 4,31% , resultado que superou o centro da meta fixado pelo governo, de 4,25%, o que não ocorria desde 2016. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi afetado pelo aumento do preço da carne nos últimos dois meses, uma consequência do aumento das exportações para a China, que perdeu parte de seus rebanhos em um surto de peste suína. Em dezembro, o grupo que reúne produtos de alimentação e bebidas registrou a maior alta mensal em 17 anos, de 1,04%.
Em detalhes: dois itens com forte peso no orçamento familiar acumulam altas expressivas nos últimos anos. Os planos de saúde subiram o triplo da inflação, e as mensalidades escolares, quase o dobro.
O governo dos Estados Unidos anunciou novo pacote de sanções econômicas contra o Irã, que envolve autoridades e empresa do país e companhias da China e de Seychelles. Os secretários Mike Pompeo (Estado) e Steve Mnuchin (Tesouro) afirmaram que a medida é uma resposta ao ataque a bases militares no Iraque.
O que isso representa: os EUA listaram empresas que já são alvo de sanções e deixou de fora gigantes chinesas. Na avaliação de especialista em economia iraniana, a medida expressa o cuidado americano para não provocar ruídos com a China e levanta dúvidas sobre a eficácia da política de “pressão máxima” sobre Teerã.
Em detalhes:análise de imagens de satélites mostram que os mísseis disparados pelo Irã tiveram precisão calculada para evitar mortes.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.