O ESSENCIAL: Alimentos puxam inflação em 2019 para acima do centro da meta

E mais: sanções ao Irã, Cadastro Positivo, Meghan Markle, jogos de botequim
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 10 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A inflação no país fechou 2019 em 4,31% , resultado que superou o centro da meta fixado pelo governo, de 4,25%, o que não ocorria desde 2016. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi afetado pelo aumento do preço da carne nos últimos dois meses, uma consequência do aumento das exportações para a China, que perdeu parte de seus rebanhos em um surto de peste suína. Em dezembro, o grupo que reúne produtos de alimentação e bebidas registrou a maior alta mensal em 17 anos, de 1,04%.

Em detalhes: dois itens com forte peso no orçamento familiar acumulam altas expressivas nos últimos anos. Os planos de saúde subiram o triplo da inflação, e as mensalidades escolares, quase o dobro.

Efeitos colaterais: com a alta da inflação, o valor do salário mínimo fixado pelo governo Jair Bolsonaro tem perda real. E a defasagem do Imposto de Renda chegou a 100%, o que significa que o contribuinte pagou mais imposto do que em 2018.

O que deve acontecer: a escassez de milho deve atrapalhar o índice em 2020, mas a expectativa é que a inflação seja mais baixa, afirma Míriam Leitão.
 
O governo dos Estados Unidos anunciou novo pacote de sanções econômicas contra o Irã, que envolve autoridades e empresa do país e companhias da China e de Seychelles. Os secretários Mike Pompeo (Estado) e Steve Mnuchin (Tesouro) afirmaram que a medida é uma resposta ao ataque a bases militares no Iraque.

O que isso representa: os EUA listaram empresas que já são alvo de sanções e deixou de fora gigantes chinesas. Na avaliação de especialista em economia iraniana, a medida expressa o cuidado americano para não provocar ruídos com a China e levanta dúvidas sobre a eficácia da política de “pressão máxima” sobre Teerã.

Em detalhes: análise de imagens de satélites mostram que os mísseis disparados pelo Irã tiveram precisão calculada para evitar mortes.

Em paralelo: o Departamento de Estado americano também anunciou que limitou a autorização para voos fretados para Cuba.
Viu isso?
Sabor mistério: o Ministério da Agricultura interditou a cervejaria suspeita de ter dois lotes contaminados, que teriam provocado intoxicação em dez pessoas em MG. Associação diz que é temerário acusar fábrica. Empresa produziu 66 mil garrafas.
Queda de avião: o Irã voltou a negar que míssil tenha derrubado aeronave e prometeu revelar causa do acidente. Presidente ucraniano diz que hipótese de abate não pode ser confirmada.
Empenho pessoal: Bolsonaro apostará em transmissões ao vivo de eventos do Aliança pelo Brasil para coletar assinaturas para o partido.
Dados financeiros: a partir de amanhã, passa a valer a adesão compulsória de consumidores ao Cadastro Positivo.
Verão quente: o Rio registrou sensação térmica de 48,6 graus na Zona Norte. Calor deve continuar no fim de semana.
Queridinho no Google: São Paulo foi o segundo destino no mundo que mais teve crescimento em pesquisas sobre hotéis em 2020. Veja a lista.
Longe da realeza: Meghan Markle deixou o Reino Unido. Casal pode faturar R$ 1 bilhão em 10 anos, afirmam especialistas.
Larissa Sanchez
Comentário sobre dificuldade em obter do Estado autorização para mudar nome e gênero no RG. Em entrevista, fala sobre expectativa por cirurgia de transição de gênero
 
Mais de mil ‘atletas do copo’ participam de olimpíada etílica em bares da cidade, que tem dez modalidades e prêmios que estimulam a carioquice
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.