O ESSENCIAL: Caixa estuda diminuir juro do cheque especial para 2%

E mais: milícia, tratamento de água, Fernando Henrique, Machu Picchu
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 10 de JANEIRO de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Caixa Econômica Federal pretende reduzir a taxa do cheque especial para o patamar de 2% ao mês, afirmou o presidente do banco, Pedro Guimarães, em entrevista exclusiva. Hoje, clientes que recebem seus salários na instituição pagam 4,95%. O Banco Central fixou o teto dos juros em 8% ao mês.

Entenda: o executivo avalia que a redução da taxa vai provocar queda na inadimplência e ampliar a base de clientes, viabilizando o movimento.

O que está acontecendo: a ação agressiva de Guimarães conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. A avaliação é de que ela força a redução dos juros nas demais instituições financeiras. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse que Guimarães será “o exterminador dos bancos”.

Em paralelo: o Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) preparam novos mutirões de renegociação de dívidas e querem permitir que instituições tenham programa de milhagens para favorecer acesso ao crédito.
 
O Ministério Público do Rio investiga se uma estagiária da Defensoria Pública atuou para influenciar julgamentos do Tribunal do Júri em Nova Iguaçu a mando de milicianos. O Tribunal de Justiça determinou investigação e dissolveu o corpo de jurados. Ao menos 30 inquéritos estão sob suspeita; alguns já foram remetidos à capital.

O que se sabe: as suspeitas começaram em abril do ano passado. A estagiária teria conversado com duas juradas e feito críticas ao MP. Ela teria tentado influenciar juradas que analisariam dois crimes que podem estar relacionados a milicianos: o assassinato do dono do jornal “Hora H” e um ataque atribuído a Saílson José das Chagas (foto), conhecido como serial killer da Baixada. Promotores têm interceptações telefônicas em que ela conversa com suspeitos de pertencerem à milícia.
O petróleo caminha para a obsolescência enquanto o Brasil planeja dobrar sua produção. É preciso sabedoria para usar recursos finitos e voláteis
Viu isso?
Vitória democrata: a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou moção que limita poder de Donald Trump para ordenar ação militar contra o Irã.
Tráfico internacional de drogas: o militar que viajou com 39kg de cocaína na comitiva de Bolsonaro se tornou réu na Justiça Militar.
Dias de chuva: em Petrópolis, o Quitandinha se transformou em “lago de lama”. No Rio, o Piscinão de Ramos ficou escuro, e água será analisada.
Mudança de tratamento: a Cedae decidiu aplicar carvão ativado na estação do Guandu para combater substância que deixou água turva.
Nova administração: a Casa de Rui Barbosa anunciou exposições sobre Margaret Thatcher e Ronald Reagan, ícones do liberalismo conservador.
Reflorestar para preservar: o Peru deu início à campanha para plantar um milhão de árvores para proteger Machu Picchu.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
Comentário sobre o posicionamento do Brasil no conflito entre Estados Unidos e Irã. Por meio de nota, Itamaraty respaldou assassinato do general Qassem Soleimani
Direto de Londres, jornalista Cláudia Sarmento conta os detalhes da decisão que chocou a Inglaterra e causou perplexidade na família real britânica
Edital de cessão do espaço cultural é suspenso após TCE questionar pontos como aprovação prévia de atividades pelo governo do estado do Rio
Em entrevista inédita, artista japonês morto anteontem fala da dança que se confunde com a prática filosófica e espiritual, que ele ajudou a fundar
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.