O ESSENCIAL: Em novo recuo, Bolsonaro desiste de dividir poderes de Moro

E mais: coronavírus, fila do INSS, 'imposto do pecado', vagas de trabalho, pré-carnaval
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 24 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro descartou recriar o Ministério da Segurança Pública dois dias após tornar público que estudaria a medida. Ao chegar à Índia, Bolsonaro anunciou o recuo, afirmou não ter atrito com o ministro Sergio Moro (Justiça), que seria enfraquecido com a decisão, e manifestou a interlocutores a possibilidade de deixar o cargo. “O governo está unido, sem problema”, afirmou Bolsonaro. Pela manhã, Moro se reuniu com o vice-presidente Hamilton Mourão.

O que foi dito: em vídeo publicado nas redes sociais, Bolsonaro pediu calma aos seguidores, sem citar o debate sobre o Ministério da Segurança Pública. “Se eu errar, desce o cacete. Enquanto está em fase de gestação, discussão, calma, senão, não vai dar certo”, disse.

Bastidores: a entrada de Moro no Instagram acendeu o sinal de alerta de Bolsonaro, que já estava insatisfeito com a postura do ministro no programa de TV “Roda Vida”, na segunda-feira.

Análise: Moro e Bolsonaro tiveram atritos em ao menos oito episódios. Popularidade do ex-juiz e eleições de 2022 explicam as contradições do presidente sobre o ministro.
 
O coronavírus chegou à Europa. A França confirmou ter registrado dois casos, em Paris e Bordeaux, o que eleva para doze o número de países atingidos pela doença viral. Nos Estados Unidos, autoridades atestaram o segundo caso de contágio e têm sob suspeita outros 50 pacientes. O Reino Unido convocou reunião para planejar resposta de emergência.

Reação na China: com 26 mortes e 40 milhões de chineses isolados por medida de quarentena, o governo fechou trechos da Grande Muralha e outros monumentos emblemáticos. Em Wuhan, epicentro do vírus, autoridades iniciaram a construção de um hospital com mil leitos para tratar vítimas. Com dezenas de máquinas e moldes pré-fabricados, a intenção é erguer o prédio em tempo recorde: uma semana.

Reação no Brasil: a Anvisa redefiniu protocolos para limpeza e desinfecção de aviões que chegam ao Brasil.
Viu isso?
‘Imposto do pecado’: Bolsonaro descartou intenção de Guedes de taxar produtos que fazem mal à saúde. “Aumento de imposto para cerveja, não”.
Lei Rouanet: a produtora de Regina Duarte deve R$ 319,6 mil aos cofres públicos por contas rejeitadas pelo Ministério da Cultura em 2018.
Medida provisória: o governo vai chamar funcionários aposentados do INSS para ajudar a reduzir fila de pedidos represados.
Emprego: o Brasil criou 644.079 vagas de trabalho com carteira assinada em 2019, o melhor resultado em seis anos.
Reforma trabalhista: em vigor desde 2017, o trabalho intermitente não gerou os empregos esperados e paga menos que o salário mínimo.
Falhas no Enem: o MPF pediu à Justiça Federal que suspenda os calendários do Sisu, Fies e Prouni. Nas redes sociais, estudantes relatam novo erro no Sisu.
Educação: Benedito Neto, reitor da Universidade Mackenzie, será o presidente da Capes. Ele defende o criacionismo como contraponto à teoria da evolução.
Telecomunicações: a Oi vendeu fatia de 25% da angolana Unitel por US$ 1 bilhão, conforme previsto em seu plano de recuperação judicial.
Obituário: morreu, aos 87 anos, o jornalista Sergio Noronha, um dos principais cronistas esportivos do país.
Pesquisa é considerada a maior sobre o tema por envolver 50 instituições e analisar material genético de 12 mil pessoas e pode levar a novos remédios
Festa reúne Luan Santana, Pitty e outros destaques da música na Marina da Glória. No domingo, grupo Tambores de Olokun ensaia na Praia do Flamengo
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.