O ESSENCIAL: Documentário brasileiro disputa o Oscar e gera poralização nas redes

E mais: preço da gasolina, fila do INSS, cerveja contaminada, DNA indígena
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 13 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
A Polícia Federal identificou registros de pagamentos da construtora Odebrecht em endereços ligados ao ex-senador Luiz Otávio Campos (MDB-PA), incluindo uma cobertura em Ipanema, no Rio. Os repasses foram feitos em dinheiro vivo e somaram R$ 4,5 milhões, segundo planilhas da empresa. Campos é investigado por suspeita de captar caixa dois para a campanha, em 2014, do atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). O ex-parlamentar foi preso temporariamente na quinta-feira e solto no mesmo dia.

Por que isso importa: os registros são as principais provas contra o ex-senador. Os recursos seriam provenientes das obras da hidrelétrica de Belo Monte e fariam parte de acerto entre empreiteiras e políticos do MDB.
 
Depois de cinco anos, o Brasil volta a ter um documentário na disputa pelo Oscar. O filme “Democracia em vertigem”, de Petra Costa, sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, foi indicado e será a primeira produção exclusivamente brasileira a concorrer na categoria. Pela frente, terá como adversária uma produção do casal Michelle e Barack Obama. “Coringa”, de Todd Phillips, lidera as indicações. Confira todos os selecionados.

Repercussão no Brasil: a indicação do documentário polarizou as redes sociais. Perfis que se identificam com a direita política ironizaram a nomeação. O PSDB classificou o filme de “ficção e fantasia”. Na esquerda, houve comemoração.

O que foi dito: a diretora Petra Costa contou ao GLOBO como foi a campanha pela indicação e comentou a polarização em torno da obra: “O meu desejo é gerar empatia e entendimento”.

Repercussão no mundo: a ausência da atriz Lupita Nyong’o na lista de indicadas gerou onda de protestos nas redes sociais.

Opinião do Bonequinho: o RioShow reúne as críticas dos filmes indicados ao Oscar.
Viu isso?
Sem medo de crise: a Petrobras reduziu em 3% as tarifas da gasolina e do diesel em suas refinarias.
Fila no INSS: 1,5 milhão de pessoas aguardam resposta sobre pedido de aposentadoria, dois meses após a reforma da Previdência.
‘Doença’ misteriosa: o Ministério da Agricultura determinou que a cervejaria Backer recolha todos os rótulos produzidos desde outubro. Terceiro lote da Belorizontina foi contaminado, segundo polícia.
Imagem tumultuada: a confusão em Copacabana, na abertura do carnaval do Rio, foi destaque na imprensa internacional.
Turbidez e mau cheiro: o MP do Rio e o Procon vão investigar denúncias de baixa qualidade da água fornecida pela Cedae. Consumidores que se sentirem lesados podem entrar na Justiça.
Panorama da fé: metade dos brasileiros são católicos, e 31% são evangélicos, mostrou pesquisa Datafolha. Confira outras religiões.
História indígena: pesquisa de DNA confirmou que índios tupiniquins do Espírito Santo são descendentes do grupo tupi que encontrou Pedro Álvares Cabral.
Valorização: o dólar subiu 1,18% e fechou o dia a R$ 4,14, destoando do mercado internacional. Analistas destacam cenário de especulação.
Nota da corte: a rainha Elizabeth II disse “respeitar totalmente” decisão de Harry e Meghan de se afastar da família real e estabeleceu transição.
Max Tegmark, cosmólogo
 
O centenário Diego se aposenta depois de gerar 40% de todos os descendentes de tartarugas gigantes em programa de reprodução e deve retornar à ilha natal
Ranking internacional identifica instituições brasileiras entre as dez que mais registram artigos científicos feitos por mulheres
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.