O ESSENCIAL: Governo cogita usar royalties em fundo contra alta do petróleo

E mais: Fórum Econômico Mundial, erro de Weintraub, força-tarefa no INSS, Rio Open
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 9 de JANEIRO de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O Ministério de Minas e Energia quer usar royalties de petróleo não previstos no Orçamento para criar um fundo que amortize eventuais altas bruscas no preço do óleo no mercado internacional. O uso de impostos, incluindo o ICMS, conforme cogitado pelo presidente Jair Bolsonaro , é dado como descartado pela equipe do ministro Bento Albuquerque. O grupo prepara uma proposta para apresentar a Bolsonaro em fevereiro.

Como pode funcionar: o Orçamento de 2020 prevê arrecadação de R$ 68 bilhões com royalties e compensações pagas por empresas do setor de petróleo. A proposta do ministério destinaria ao fundo recursos arrecadados além desse valor.

Repercussão local: o governador do Rio, Wilson Witzel, disse que manterá valores de janeiro como base de cálculo para o preço do petróleo no estado.

Aconteceu ontem: o barril do Brent recuou 4,1% no mercado, fechando a US$ 65,44, Por conta da crise entre Estados Unidos e Irã, a Petrobras suspendeu navegação pelo Estreito de Ormuz, por onde passa 20% da produção mundial do petróleo.
Os saudosistas da censura entraram em 2020 com a corda toda. A TV Brasil omitiu prisão de jornalistas na ditadura, e um desembargador, em nome de Jesus, crucificou o Estado laico
Viu isso?
Fora da agenda: Bolsonaro cancelou a ida ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, no fim do mês. Paulo Guedes representará o governo.
Novo erro: o ministro da Educação, Abraham Weintraub, escreveu “imprecionante” nas redes sociais e se tornou alvo de internautas.
Histórico: o desembargador do Rio que suspendeu o especial do Porta dos Fundos se disse contra a “censura” ao votar para absolver Bolsonaro em acusação de homofobia.
Previdência: o INSS não aprovou nenhum pedido de aposentadoria desde a sanção das novas regras. Governo montará força-tarefa.
Qualidade da água: testes da prefeitura do Rio aprovaram 57 de 107 amostras coletadas na rede da Cedae. Unidades de saúde registraram aumento significativo em casos de gastroenterite, diarreia e vômito.
Casa Rui Barbosa: a exoneração de funcionários da chefia do setor de pesquisa expôs crise interna. Pesquisadores divulgaram carta de repúdio.
Rio Open: o tenista austríaco Dominic Thiem, quarto colocado no ranking mundial, será a estrela do torneio carioca, em fevereiro.
Carlos Ghosn, executivo
Declaração em entrevista à GloboNews comentando o tratamento
recebido pelo consulado brasileiro após ser preso no Japão
Guga Chacra e Eugênio Diniz, especialista em Assuntos Estratégicos, avaliam os caminhos militares e diplomáticos no Oriente Médio daqui para frente
Criada por Paolo Sorrentino, ‘The new pope’ é a continuação de trama que teve Jude Law no papel de pontífice jovem
Maior cruzeiro da frota da MSC, com capacidade para 6,3 mil passageiros, foi inaugurado em novembro e será atração da temporada 2020/2021
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.