O ESSENCIAL: Segurança hídrica do Rio está ameaçada, diz UFRJ

E mais: militares no INSS, diretor da ANP, parque olímpico, prêmio Laureus
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 16 de JANEIRO de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Professores de diversos departamentos da UFRJ afirmaram, em nota técnica, que “há uma ameaça real à segurança hídrica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro” . O risco no abastecimento é fruto do despejo de esgoto em três rios que deságuam a menos de 50 metros da estrutura de captação da Cedae no sistema do rio Guandu. Há 14 dias, a empresa enfrenta crise no fornecimento de água para o Rio e seis municípios da Baixada Fluminense.

Entenda: a Cedae alega que a substância geosmina, produzida por algas, provocou turbidez, cheiro e gosto de terra na água e aposta em tratamento usando carvão ativado. O equipamento só deverá chegar à empresa na semana que vem. Veja como ele funciona.

O que está acontecendo: na busca por outras fontes de água, cariocas têm recorrido até a nascentes de rios da cidade. Já as fábricas de galões de água relatam aumento na procura acima de suas capacidades de produção. Na porta das unidades, caminhões fazem fila durante a madrugada para conseguir o produto.

Efeito colateral: o problema no abastecimento acontece no momento em que o governo do estado trabalha para obter cotação de mercado mais atrativa para vender a companhia, como previsto em plano de recuperação fiscal. Para especialistas, crise pode fazer empresa perder valor devido à necessidade de investimentos.

Enquanto isso: do outro lado da Baía de Guanabara, moradores de Niterói e outros municípios não enfrentam problemas. As cidades são abastecidas pelo sistema Inumana-Laranjal, de rios com nascentes na Região Serrana.
Hoje, com a mudança de planos de Trump em relação à OCDE, o governo Bolsonaro tem um momento de vitória política
Viu isso?
Contingente: os sete mil militares que reforçarão atendimento no INSS correspondem a um terço do efetivo do órgão. Para reduzir fila, cada funcionário deve ter de lidar com mais de 200 processos.
Calotes: o governo federal gastou R$ 8,35 bilhões no ano passado para bancar dívidas não pagas por estados e municípios.
Sigla de Bolsonaro: cinco partidos pediram ao CNJ que suspenda apoio de Cartórios de Notas à filiação de membros para o Aliança pelo Brasil.
Pé fora: o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, enviou carta a Bolsonaro pedindo para antecipar o fim de seu mandato na agência.
Fardo olímpico: a pedido do MPF, a Justiça Federal determinou a interdição dos Parques Olímpicos da Barra da Tijuca e de Deodoro, no Rio.
Caso Marielle: promotores do Rio afirmaram ao STJ que Raquel Dodge causou “balbúrdia processual” ao pedir federalização da investigação.
Melhores do esporte: o surfista Italo Ferreira, a skatista Rayssa Leal e a Chapecoense serão os três representantes do Brasil no prêmio Laureus.
Comando da Rússia: Vladimir Putin anunciou plano de reforma constitucional que pode mantê-lo no poder. Primeiro-ministro renunciou.
Elaine Brandão, da UFRJ, e o repórter Vinicius Sassine discutem a campanha do governo para incentivar a restrição da prática sexual entre adolescentes
Candidato francês ao Oscar chega aos cinemas brasileiros depois de dividir prêmio em Cannes com ‘Bacurau’. Filme expõe opressão no subúrbio de Paris
Clarinetista é apontado como talento surgido no entroncamento de erudito, jazz e MPB. Álbum foi gravado em uma sessão, diz cantor
Região que fica entre Miami e Orlando reúne atrações que combinam natureza, esportes e compras, além de roteiros de luxo
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.