O ESSENCIAL: Moro pode deixar o governo se perder Ministério da Segurança Pública

E mais: ranking de corrupção, coronavírus, 'imposto do pecado', abstinência sexual
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 23 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro confirmou que estuda recriar o Ministério da Segurança Pública, medida que enfraqueceria o ministro Sergio Moro. “Lógico que o Moro deve ser contra”, admitiu o presidente. O ministro demonstrou a aliados sua insatisfação com a proposta e pode deixar o governo , revela Bela Megale. Horas depois da declaração de Bolsonaro, Moro aderiu ao Instagram.

O que está acontecendo: a volta da pasta é uma demanda de secretários estaduais de Segurança e conta com apoio de lideranças do Congresso. Por outro lado, secretários de Administração Pública se opõem à ideia.

Análise: Bolsonaro volta a indicar que pode esvaziar as funções de Moro, que ingressou no governo justificando encampar “agenda anticorrupção e anticrime organizado”. O pacote de medidas anticrime, que entrou em vigor, hoje foi uma de suas principais ações no primeiro ano em Brasília.

Em paralelo: o Brasil piorou no ranking de percepção da corrupção, organizado pela Transparência Internacional. O país recuou uma posição e hoje é o 106º da lista, no mesmo patamar de Albânia, Argélia, Costa do Marfim e Egito. Coordenador da pesquisa disse que medidas de Bolsonaro foram contrárias ao compromisso de combate à corrupção.
 
Sem consenso, a Organização Mundial de Saúde disse que “não é hora” de declarar emergência internacional por causa do surto de coronavírus. O comitê da OMS avalia que a China está tomando medidas apropriadas para conter a doença. Municípios que somam dezoito milhões de habitantes já estão em quarentena no país, a Cidade Proibida foi fechada e as festas do Ano Novo Lunar foram canceladas. Hoje, Cingapura, Vietnã e Arábia Saudita confirmaram diagnósticos em pacientes, elevando para oito o número de nações com registro do vírus.

Reação no Brasil: o Ministério da Saúde instalou comitê de emergência para acompanhar o surto e afirmou que nenhum dos cinco casos suspeitos no país se enquadram nas definições da OMS sobre o coronavírus. A Anvisa divulgará avisos sonoros sobre a doença em aeroportos brasileiros.

Nova hipótese: uma análise genética indica que o coronavírus pode ter se originado em morcegos e transmitido aos humanos por cobras.
Viu isso?
Baixa no MPF: o coordenador da Lava-Jato na PGR pediu demissão por divergências com o procurador-geral Augusto Aras.
Saúde financeira: Guedes estuda criar um “imposto do pecado”, para aplicar em cigarros, bebidas alcoólicas e produtos com adição de açúcar.
Contra a gravidez: o governo inicia em fevereiro campanha para promover a abstinência sexual. Para especialista, proposta deixa adolescentes em risco.
Previdência: o TCU alertou o governo de que a contratação de militares para o INSS é inconstitucional. Para Mourão, alternativa é “convocação”.
Cofre cheio: a União arrecadou R$ 1,537 trilhão com impostos federais no ano passado, o melhor resultado desde 2014.
Ruas mais seguras: o Rio reduziu em 24% o índice de roubo de carros em 2019, o que deve ter impacto no seguro de veículos.
Reforço rubro-negro: o Flamengo anunciou a contratação do atacante Pedro, jogador que dispensou ainda na infância.
Para ler com calma
Blog do Acervo recupera conversa com a atriz na época em que ela protagonizou ‘Malu mulher’, dando vida à personagem empoderada
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.