O ESSENCIAL: Fux suspende juiz de garantias por tempo indeterminado

E mais: coronavírus, Sisu, produção de petróleo, Regina Duarte, 'fuga de cérebros'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 22 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu por tempo indeterminado a aplicação do juiz de garantias, prevista na Lei Anticrime, que entra em vigor amanhã. A decisão de Fux reverte determinação anterior do ministro Dias Toffoli , que havia estabelecido prazo de seis meses para a medida passar a valer. A liminar atual manterá validade até ser analisada pelo plenário da Corte, o que não tem previsão de ocorrer.

O que aconteceu: a decisão de Fux foi tomada em quatro ações. Uma delas foi apresentada na segunda-feira, primeiro dia do ministro como plantonista no STF. Ele já havia manifestado a interlocutores que era contrário à medida.

Outro olhar: advogados aproveitam o recesso da Corte para escolher o ministro que julgará as ações. Além do caso do juiz de garantias, isso deve ocorrer no recurso da defesa do jornalista Glenn Greenwald, denunciado por participação na invasão de celulares de autoridades.
 
Uma unidade de saúde de Belo Horizonte registrou um caso suspeito de coronavírus, doença que se espalha pela Ásia. Autoridades de Minas Gerais informaram que a paciente é uma brasileira de 35 anos que viajou a Xangai, na China. Ela desembarcou na capital mineira no último dia 18 com sintomas respiratórios.

O que foi dito: o Ministério da Saúde afirmou que o caso não se enquadra na definição de suspeita da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma vez que a paciente disse não ter ido a Wuhan, cidade apontada como epicentro do novo vírus.

Dimensão do problema: a China alertou a OMS no dia 31 de dezembro para o surto de uma doença misteriosa. Desde então, o coronavírus infectou 473 pessoas no país e deixou 1,4 mil sob observação. Dezessete mortes ligadas ao vírus foram confirmadas — a primeira ocorreu em 11 de janeiro . Seis países já foram afetados. Hoje, o México também identificou um caso suspeito.

O que se sabe: a doença foi identificada como uma nova cepa do vírus responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).  A falta de testes e de protocolos tornam difícil o combate ao coronavírus, explica virologista.
Viu isso?
Falhas no Enem: o MPF recomendou ao Ministério da Educação que suspenda as inscrições no Sisu até realizar nova conferência dos gabaritos.
‘Noivando’: Regina Duarte almoçou com Bolsonaro em Brasília, mas não confirmou que vai assumir Secretaria de Cultura.
Silêncio: acusado de agredir jornalistas, Bolsonaro se recusou a responder perguntas e disse que a solução é não dar mais entrevistas.
Petróleo: a produção brasileira bateu recorde em 2019, com 1,017 bilhão de barris. Pré-sal representou 67% em dezembro.
Atrás da ‘caixa-preta’: a OAB questionou o BNDES por contratação de auditoria de R$ 48 milhões que não encontrou irregularidades em operações. Presidente do banco minimizou valor do contrato.
Lava-Jato: pioneiro em negociar acordo de delação, o advogado Figueiredo Basto foi denunciado por evasão de divisas junto de doleiro.
Crise da água: Witzel deu prazo de uma semana para solução no abastecimento da Cedae. Especialista recomenda uso de filtros.
Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA
Lista que mede competitividade global coloca o país na 80ª posição entre 132 nações e alerta para entraves na educação e no mercado de trabalho
Ao se comprometer em defender valores da rainha Elizabeth II, casal terá de adotar normas conhecidas como os Princípios de Nolan, criados em 1994
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.