O ESSENCIAL: Irã ataca bases americanas no Iraque

E mais: água contaminada, dívidas no Rio, dengue em alta, Geraldo Azevedo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 8 de JANEIRO de 2020
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
Imagem que mostra um dos mísseis lançados pela Guarda Revolucionária do Irã contra a base de Ayn al-Asad. Foto: AFP
Duas bases militares no Iraque que abrigam forças de segurança dos Estados Unidos foram atacadas pelo Irã na noite de ontem, em retaliação à morte do general Qassem Soleimani. Ao assumir a autoria do ataque, a Guarda Revolucionária do Irã defendeu a saída imediata de tropas americanas do Oriente Médio e fez novas ameaças a EUA, Israel e vizinhos do Golfo Pérsico.

O que se sabe: ao menos 13 mísseis (foto) teriam atingido a base de Ayn al-Asad, no Oeste do Iraque. Outro alvo iraniano foi uma base em Irbil, no Norte do país, na região do Curdistão.

Reação nos EUA: o Pentágono disse que as instalações estavam em “alerta máximo”. O presidente Donald Trump convocou sua equipe de Segurança Nacional para discutir a situação e escreveu nas redes sociais: “Por enquanto, tudo bem”.

Análise: com ataque direto, o Irã muda a estratégia adotada nas últimas décadas, que privilegiava ações do Hezbollah e milícias aliadas, e deixa situação no limiar da definição de uma guerra.

Contexto: a inimizade entre EUA e Irã remonta a 1953, quando foi promovido um golpe, com apoio americano, contra primeiro-ministro iraniano. Entenda em oito pontos como a rivalidade atingiu o ápice no início de 2020.
 
Ao menos 20 bairros do Rio e da Baixada Fluminense tiveram registros de água com odor forte e tonalidade escura, o que levou a Cedae a divulgar comunicado informando presença de geosmina, substância orgânica produzida por algas ao longo da rede de abastecimento. A empresa diz que a água está própria para o consumo e não há risco à saúde da população. Novas análises laboratoriais deverão ser divulgadas hoje.

Consequência imediata: a procura por água mineral aumentou na Zona Norte. Em Olaria, venda de galões subiu 40%.

Efeito colateral: a prefeitura do Rio informou ter registrado aumento do número de pacientes com diarreia e vômito em unidades de saúde, mas disse que não é possível relacionar os casos ao problema na água.

O que dizem os especialistas: moradores de locais em que forem detectadas anormalidades devem evitar consumir a água, até no banho, e dar preferência à água mineral ou fervida.
Os eletrotecas e os empresários quiseram tungar os consumidores de energia solar e menosprezaram o ensinamento de Tancredo Neves: “Esperteza, quando é muita, come o dono”
Viu isso?
Mercado internacional: o governo decidiu aderir ao acordo de compras governamentais na OMC, que envolve 48 países.
Ano difícil pela frente: a prefeitura do Rio começou 2020 com dívidas que somam até R$ 3,2 bilhões.
De volta às ruas: convocados pelo Movimento Passe Livre, paulistas protestaram contra a alta de 10 centavos na tarifa de transportes em SP.
País do mosquito: 2019 foi o segundo ano com mais casos de dengue no Brasil desde 1990, quando a notificação se tornou obrigatória.
Vítimas do fogo: nova estimativa projeta que um bilhão de animais morreram por causa dos incêndios florestais na Austrália.
Geraldo Azevedo, cantor e compositor
Às vésperas de completar 75 anos, cantor revisita memórias em entrevista a Maria Fortuna e fala sobre a ditadura, rusgas com parceiros e novos projetos
Jornalista Renato Machado fala sobre o cotidiano na capital do Irã e descreve o clima após a morte do principal chefe militar do país
Pesquisa da Universidade de Londres mostra que atividade que vem ganhando adeptos no Brasil melhora a saúde do coração
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.