O ESSENCIAL: Canadá diz ter evidências sobre abate de avião no Irã

E mais: ameaças do Irã, Porta dos Fundos, transição de gênero, Meghan Markle
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 9 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse ter informações de “múltiplas fontes de inteligência” de que o avião ucraniano que caiu em Teerã pode ter sido derrubado de forma acidental pelo Irã. Funcionários do governo dos Estados Unidos afirmaram, de forma anônima, acreditar na hipótese de a aeronave ter sido abatida pelo sistema antiaéreo iraniano.

O que diz o Irã: o órgão de aviação civil do país disse ser impossível que o avião tenha sido abatido e que dezenas de aeronaves sobrevoavam o território no mesmo momento. O avião, segundo versão do órgão, teria dado meia-volta para retornar ao aeroporto.

Imagens: o jornal “The New York Times” divulgou vídeo que mostraria o momento em que o míssil atinge o avião.

O que acontece agora: uma equipe da Ucrânia chegou a Teerã para participar da investigação em curso. O governo do Irã já afirmou que não entregará as caixas-pretas da aeronave à empresa Boeing, que é americana, mas pode solicitar ajuda estrangeira.
 
Autoridades iranianas voltaram a fazer ameaças aos Estados Unidos, mesmo após o presidente Donald Trump indicar que não retaliará o ataque a posições americanas no Iraque. O comandante da Guarda Revolucionária, Abdollah Araghi, disse que Teerã vai “impor vingança mais dura em um futuro próximo”.

Em paralelo: os EUA enviaram carta ao Conselho de Segurança da ONU com justificativas pelo assassinato do líder iraniano Qassem Soleimani, alegando autodefesa.

O que está acontecendo: Washington e Teerã disputam um jogo de expectativas, afirma Filipe Barini. No tabuleiro, estão os termos do acordo nuclear, a relação do governo do Irã com milícias regionais e a eleição presidencial nos EUA.

Repercussão: a União Europeia defendeu o acordo nuclear com o Irã, um dia após Trump pedir aos europeus que abandonassem o pacto.
Viu isso?
Vídeo liberado: o presidente do STF, Dias Toffoli, derrubou a liminar que censurava especial de Natal do Porta dos Fundos na Netflix.
Voltou atrás: Toffoli atendeu a pedido da AGU e restabeleceu a resolução do governo que reduz os valores do seguro DPVAT.
Descanso na agenda: Jair Bolsonaro chegou ao Forte dos Andradas, no Guarujá, onde vai passar cinco dias.
Operação Greenfield: o MPF denunciou 29 pessoas, incluindo assessor de Paulo Guedes, por fraudes milionárias envolvendo fundos de pensão e pediu reparação de R$ 16,5 bilhões.
Novas regras: o Conselho Federal de Medicina reduziu de 21 anos para 18 a idade mínima permitida para cirurgia de transição de gênero.
Brexit: após três anos de impasse, a Câmara dos Comuns aprovou lei que permite a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de janeiro.
Alvo da Interpol: depois de interrogar Carlos Ghosn, a Justiça do Líbano proibiu o executivo de sair do país.
Mercado aberto: a China vai permitir, pela primeira vez, que empresas estrangeiras explorem e produzam petróleo e gás no país.
Erika Berenguer, ecóloga
Em entrevista, pesquisadora brasileira das universidades britânicas de Oxford e Lancaster diz que a destruição de árvores no ano passado deixou no chão da floresta combustível para novas queimadas na estação seca, que começa em maio
Jornalista do New York Times explica os bastidores da decisão do casal Harry e Meghan Markle de se afastar da família real britânica
 
Apesar de sonhar com o futebol, Mikail Akar é considerado prodígio do expressionismo, pinta com luvas de boxe e vendeu telas por milhares de euros
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.