O ESSENCIAL: Trump diz que ordenou ataque contra iraniano para ‘parar guerra’

E mais: fuga de Ghosn, livros didáticos, incêndios na Austrália, calendário esportivo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 3 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A ordem para a morte do general iraniano Qassem Soleimani foi dada “para parar uma guerra, e não para começar uma guerra”, afirmou o presidente Donald Trump, em entrevista coletiva horas após o ataque fatal. Diante de jornalistas, o presidente fez ameaças aos “inimigos dos Estados Unidos”, sem especificar a quem se referia. Mais cedo, a ação militar americana foi condenada pela presidente da Câmara dos Deputados do país, Nancy Pelosi, que disse que Trump agiu sem o aval do Congresso. 

Repercussão no local: o assassinato de Soleimani foi recebido pelos iranianos como um duro golpe. Colaborador do GLOBO em Teerã conta a história do militar e explica por que ele era descrito como um “mártir vivo”

Repercussão geral: o dia foi marcado pela incerteza sobre o possível acirramento da tensão entre os EUA e o Irã. Entre economistas, a ação foi interpretada como evento de risco, e há temor sobre o impacto no preço do petróleo. A avaliação é de que a crise será um teste para a retomada da economia global .

Possíveis consequências: lideranças iranianas podem usar a morte de Soleimani para tentar expulsar as forças americanas do Iraque, estimada em 5 mil soldados. Os iraquianos também estão descontentes com o ataque, que ocorreu em Bagdá. Militantes do grupo paramilitar Kataib Hezbollah podem tentar retaliação, já que seu líder também foi morto na ação dos Estados Unidos.
 
Depois de receber ação da Interpol com pedido de prisão, a Justiça do Líbano quer convocar o executivo Carlos Ghosn para depor sobre a fuga do Japão. Alguns mistérios em torno da ação começaram a ser revelados : a locadora do jato que levou o executivo até Beirute afirmou que registros foram falsificados para ocultar o nome dele — a empresa costuma oferecer privacidade a seus clientes e já transportou ouro do governo Nicolás Maduro, da Venezuela, para a Turquia. Câmeras de segurança mostraram que Ghosn estava sozinho quando deixou sua residência em Tóquio, onde cumpria prisão domiciliar.

História de cinema: ainda em Tóquio, Ghosn se reuniu com produtor de filmes de Hollywood para discutir o roteiro de sua própria história. A conversa girou em torno de uma trama de redenção, na qual o sistema judiciário japonês seria o vilão. Veja detalhes do encontro.
Viu isso?
Educação: Bolsonaro defendeu mudanças em livros didáticos a partir de 2021: “Muita coisa escrita, tem que suavizar”.
Pacote anticrime: presidente do STF, Dias Toffoli elogiou a criação do juiz de garantias, afirmando que medida é um “avanço civilizatório”. Ele deve julgar ações sobre o tema.
Números da violência: o Rio registrou queda de 20% nos casos de homicídios e alta de 17% nas mortes provocadas por policiais, que atingiu maior marca desde 1998.
Gigante de cosméticos: a Natura concluiu a compra da Avon, por cerca de US$ 2 bilhões. O negócio cria o quarto maior grupo de beleza do mundo.
Tragédia ambiental: incêndios florestais na Austrália podem ter matado 8 mil coalas, um terço da população da espécie do país, estimam pesquisadores da Universidade de Sydney.
Médica de 72 anos combate tradição secular que promove circuncisões em rituais masculinos. Em três semanas, foram notificadas 23 mortes de jovens
Cariocas e fluminenses compartilham ‘causos’ de pescarias na Urca, na orla da Zona Sul e nas lagoas da Barra e lamentam poluição e sujeira na cidade
Calendário esportivo tem ainda Eurocopa, chance de recorde na Fórmula 1, aposta brasileira no surfe e competições internacionais de vôlei e atletismo
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.