O ESSENCIAL: Governo elege 32 prioridades para a pauta do Congresso

E mais: Eletrobras, milícia no Rio, vírus HIV, Campeonato Carioca, '1917'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 23 de JANEIRO de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O governo enviou ao Congresso uma lista de prioridades para 2020 com 32 pautas. Quinze já tramitam na Câmara dos Deputados, e 14 estão no Senado. Completam a relação o pacto federativo e as reformas administrativa e tributária, que ainda serão apresentados ao Legislativo.

O que tem na lista: a desestatização da Eletrobras, o novo código de trânsito e a regulamentação do lobby são algumas das prioridades do governo em tramitação na Câmara. No Senado, constam da lista a modernização do setor elétrico, a nova Lei de Licitações e o marco regulatório do saneamento básico, entre outros projetos.

Bastidores: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), demonstrou a interlocutores concordância com a maioria das pautas. Ele e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), devem estabelecer calendário intenso de votações no primeiro semestre, já que no segundo haverá eleições municipais.

O que foi dito: Maia disse que quer levar à votação até março o projeto sobre autonomia formal do Banco Central.
 
O Ministério da Economia deve retirar das receitas do Orçamento, pelo segundo ano consecutivo, a arrecadação prevista com a privatização da Eletrobras. No documento, a venda da estatal é estimada em R$ 16,2 bilhões. A remoção exigirá que outros recursos sejam bloqueados, o que deve ser anunciado em março.

O que está acontecendo: incertezas políticas que rondam a privatização da Eletrobras. A Câmara dos Deputados sequer começou a analisar o projeto enviado em novembro pelo governo. No Senado, também há resistência à venda — sondagens feitas pela ala política do governo dão conta de que o texto não seria aprovado por senadores se fosse votado hoje.

Contexto: o governo faz as contas para segurar a necessidade de contingenciar recursos. No ano passado, o bloqueio superou R$ 30 bilhões. A esperança da equipe econômica recai sobre o crescimento do Produto Interno Bruto, que deve elevar a receita projetada.
Ao suspender a criação do juiz de garantias, Luiz Fux atropelou o Congresso e desautorizou o presidente do STF. A decisão agrava o clima de cada um por si no tribunal
Viu isso?
Enem: o governo já responde a quatro ações na Justiça questionando as notas do exame. MPF recebeu 250 representações de estudantes.
Pode voltar: Bolsonaro afirmou cogitar a recriação do Ministério de Segurança Pública, medida que enfraqueceria Moro.
Violência: a milícia está mascarando índices de criminalidade em Santa Cruz, no Rio, afirmou o MP. Homicídios caíram 53% no bairro em 2019.
Crise da água: a Cedae começa a aplicar hoje carvão ativado na Estação de Tratamento do Guandu.
Lazer na orla: a altinha foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio.
Campeonato Carioca: com garotos em campo, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0. Hoje, às 20h, o Fluminense enfrenta a Portuguesa.
Rastreando o vírus: cientistas tiveram sucesso em desenvolver dois métodos que podem levar à eliminação total do HIV do corpo.
Obituário: o comediante Terry Jones, do grupo Monty Python, morreu aos 77 anos. Ele enfrentava forma rara de demência.
ACM Neto, presidente do DEM
Em entrevista, prefeito de Salvador diz que Congresso tem atuado para limitar “eventuais radicalismos” do presidente Jair Bolsonaro e que partido está aberto a alianças inclusive com a “centro-esquerda” nas eleições
Virologista da USP explica os riscos, os cuidados e o que se sabe até agora sobre a nova doença, que já atingiu outros países e assusta o mundo
Para ler com calma
Sam Mendes cria narrativa sobre a 1ª Guerra a partir das memórias do avô. Diretor de fotografia conta detalhes do truque visual que cria ilusão na tela
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.