O ESSENCIAL: Terceira versão da tabela do frete tem alta de até 15%

E mais: chefe da Secom, seguro-desemprego, brasileiros em Portugal, 'cimento vivo'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 16 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Uma nova tabela do frete rodoviário, com aumento de até 15% nos valores, foi publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O órgão incluiu custo de diária, refeições e hospedagens de caminhoneiros e tornou obrigatório o pagamento de frete de retorno para quem não puder voltar ao local de embarque com carga — caso de caminhões de combustíveis, por exemplo. O tabelamento entra em vigor na próxima segunda-feira.

Por que isso importa: a tabela é uma reivindicação dos caminhoneiros e entrou na pauta do governo durante a paralisação nacional de 2018. Agora, chega à terceira versão. O presidente da União Nacional dos Caminhoneiros diz acreditar que ela não será cumprida. Entidades que representam o agronegócio e a indústria são contra. O Supremo Tribunal Federal deve julgar em fevereiro a constitucionalidade da medida.
 
O chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten, vai permanecer no cargo, afirmou o presidente Jair Bolsonaro. “Se for ilegal, a gente vê lá na frente”, disse Bolsonaro, sobre a revelação de que uma empresa do secretário mantém contratos com empresas que recebem verba publicitário do governo.

Reação: o PSOL pediu à Justiça Federal que determine o afastamento de Wajngarten.

Bastidores: filho de um médico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o secretário se aproximou da família do presidente depois que Bolsonaro sofreu atentado à faca na campanha eleitoral. Foi levado ao governo por Carlos Bolsonaro, com quem está rompido. Hoje, divide opiniões no Palácio do Planalto.

O que mais se sabe: Wajngarten entregou a administração de duas empresas a Fabio Liberman, irmão de seu secretário-adjunto na Secom, Samy Liberman.
Viu isso?
Crise na Cedae: a Polícia Civil realizou operação na estação do Guandu para apurar se houve crime na alteração de aspecto da água distribuída.
Seguro-desemprego: falha de sistema dificulta a concessão de benefício a trabalhadores que já sacaram R$ 500 do FGTS.
Legião além-mar: o número de brasileiros que residem em Portugal saltou 43% em 2019, passando de 150 mil.
Cervejaria Backer: oito rótulos da empresa tiveram lotes contaminados, segundo técnicos do Ministério da Agricultura.
Virou lixo: vídeo mostra livros sendo jogados pela janela em escola pública do Rio. Obras haviam sido doadas e foram descartadas.
Vestígios na areia: manchas de óleo continuam atingindo novas áreas do litoral brasileiro, em volumes menores. Já são 999 locais.
Solo contaminado: a nova base brasileira na Antártica foi construída sobre área que ainda contém óleo da antiga estação, destruída pelo fogo.
Passo histórico: a Alemanha anunciou acordo de € 40 bilhões para abandonar simultaneamente produção de energia nuclear e a carvão.
Impeachment nos EUA: o Senado leu as acusações da Câmara contra Donald Trump, o que marca o início oficial do julgamento do presidente.
Rompendo barreiras: uma advogada italiana tornou-se a primeira mulher a ser nomeada pelo Papa para alto posto diplomático no Vaticano.
Pesquisadores combinaram areia, hidrogel e bactérias para criar material capaz de suportar cargas estruturais e se multiplicar com adição de novos compostos
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.