O ESSENCIAL: Glenn Greenwald é denunciado por invasão de celular de autoridades

E mais: Guedes em Davos, caso Flávio Bolsonaro, Brumadinho
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 21 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O Ministério Público Federal denunciou o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, o hacker Walter Delgatti Neto e mais cinco pessoas por crimes na invasão de celulares de autoridades, como o ministro Sergio Moro (Justiça). O jornalista foi acusado de associação criminosa, apesar de uma decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, proibir investigação contra ele no caso.

Entenda: o procurador Wellington Divino Marques de Oliveira alegou que não descumpriu a liminar de Gilmar e incluiu Glenn no rol de denunciados como “partícipe” na invasão a partir de diálogos encontrados durante o inquérito. Com base no mesmo diálogo, a Polícia Federal chegou à conclusão contrária: Glenn se negou a dar conselhos ao hacker e buscou se esquivar de fatos criminosos. Leia a transcrição da conversa.

Repercussão: o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse considerar a denúncia “ruim para a sociedade”. Outro integrante da Corte afirmou, em caráter reservado, que o jornalista deve responder pelos atos se a informação foi obtida de forma criminosa.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o jornalismo: “Não é crime”. Associações ligadas à imprensa alertaram para risco à liberdade de expressão.

Quem é: Wellington de Oliveira é o mesmo procurador que denunciou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, por críticas a Moro. A denúncia foi rejeitada pela Justiça Federal.

Análise: advogados consultados pelo GLOBO afirmam que a denúncia contra Glenn não se sustenta e configura um ataque ao sigilo da fonte. “Nem o FBI acusou o Glenn no caso Snowden”, afirmou professor da USP.
 
Protagonista da delegação brasileira em Davos, na Suíça, o ministro Paulo Guedes (Economia) disse no Fórum Econômico Mundial que “a pior inimiga do meio ambiente é a pobreza”. Segundo Guedes, as pessoas destroem o meio ambiente porque “têm fome”. Para combater a desigualdade, o Palácio do Planalto terá programa de distribuição de vouchers para a educação na primeira infância, afirmou.

No evento, o ministro declarou que o país voltou à rota do crescimento econômico, projetando alta de 2,5% do Produto Interno Bruto este ano. Guedes confirmou ainda que o governo permitirá que empresas estrangeiras participem de licitações públicas.

Opinião: a declaração de Guedes é equivocada e fortalece ideia de que o Brasil está indo na direção errada na questão ambiental, afirma Míriam Leitão.

Em paralelo: em discurso no fórum, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teceu críticas a quem denuncia a crise climática, chamado por ele de “catastrofista”. Hora antes, a ativista sueca Greta Thunberg havia cobrado autoridades públicas por atitudes contra o aquecimento global.
Viu isso?
Caso da ‘rachadinha’: desembargador do Rio paralisou a investigação contra sócio de Flávio Bolsonaro em loja de chocolates.
Brumadinho: o ex-presidente da Vale Fabio Schvartsman e mais 15 pessoas foram denunciados por homicídio no rompimento de barragem.
Proteção do verde: Bolsonaro anunciou a criação da Força Nacional Ambiental para atuar na Amazônia e conselho capitaneado por Mourão.
Propostas de colegas: convocados por Patrícia Pilar, artistas preparam pauta do setor cultural para entregar a Regina Duarte.
CLT ou INSS: a Petrobras vai demitir funcionários que apresentaram pedido de aposentadoria após a reforma da Previdência.
Vírus Sabiá de volta: o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de febre hemorrágica no país em 20 anos. Paciente morreu em Sorocaba.
Segunda derrota: o Botafogo perdeu para o Madureira, por 2 a 0, no Campeonato Carioca. Titulares vão estrear no próximo domingo.
Regina Duarte, atriz
Trecho de mensagem publicada nas redes sociais em que comemora convite para assumir a Secretaria de Comunicação no governo Jair Bolsonaro
Jornalistas comentam os desafios da atriz na Secretaria da Cultura e debatem a fuga de presos ligados à facção paulista no Paraguai
Conheça o grupo que debate a responsabilidade no uso do dinheiro e o ganho social para contrapor investidores que aplicam fortunas em projetos de risco
Lista mostra trajes e adereços que reforçam estereótipos negativos ou se apropriam de culturas que durante o resto do ano são marginalizadas
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.