Em paralelo: o número de mortes provocadas pela polícia também bateu recorde. Os 1.810 casos registrados em 2019 representam média de cinco por dia. Três em cada dez mortes intencionais no estado foram cometidas por policiais.
Os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso de infecção pelo coronavírus no país, doença que matou ao menos seis pessoas e deixou 300 doentes na Ásia. O paciente americano, um homem de 30 anos, esteve na cidade chinesa onde o surto começou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa hoje se declara o surto uma emergência internacional.
O que se sabe: autoridades apontam evidências de que o novo vírus passa de pessoa a pessoa. A doença surgiu em um mercado de frutos do mar e aves e está se espalhando. Além da China e EUA, há casos em Taiwan, Japão, Tailândia e Coreia do Sul.
Efeito colateral: notícias sobre a expansão do vírus levou nervosismo ao mercado financeiro. Bolsas de Valores na Ásia, Europa e EUA caíram ontem, e analistas já debatem possíveis efeitos sobre a economia global.
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.