O ESSENCIAL: Multidão pede vingança em Teerã

E mais: preço do petróleo, crise política na Venezuela, feira de tecnologia, Tóquio-2020
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 6 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 Multidão em Teerã durante cortejo fúnebre de Qassem Soleimani. Foto:  Reuters
Milhares de iranianos tomaram as ruas de Teerã para acompanhar as homenagens fúnebres ao general Qassem Soleimani, morto pelos Estados Unidos em ataque no Iraque. A filha do general e autoridades do país prometeram vingança . O líder máximo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, chorou sobre o caixão do militar morto. A imprensa local comparou a mobilização popular, durante feriado nacional, à despedida do aiatolá Khomeini, líder da Revolução Islâmica de 1979.

Enquanto isso, nos EUA: a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, quer aprovar resolução para limitar as ações militares do presidente Donald Trump contra o Irã. A tensão geopolítica tem potencial de acentuar polarização do Congresso americano, em meio à tramitação de processo de impeachment contra Trump.

Em paralelo: o comandante das tropas americanas no Iraque disse que vai mobilizar soldados para efetuar saída do país, conforme aprovado pelo Parlamento iraquiano. No entanto, ele não apresentou prazos nem garantiu retirada completa.

Repercussão: o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil pode entregar aos EUA terroristas que atuarem no país.
 Analista financeiro em Frankfurt, na Alemanha. Foto: Boris Roessler/AFP
A tensão no Oriente Médio impactou o preço do petróleo no mundo e, ao longo do dia, a cotação chegou a ultrapassar os US$ 70 dólares . No domingo, o governo dos Estados Unidos alertou para risco de ataques às instalações na Arábia Saudita, o que poderia gerar desabastecimento, já que a região é a mais importante produtora do óleo no mundo. Analistas estrangeiros esperam semana de instabilidade no mercado.

O que foi dito: Jair Bolsonaro afirmou que o impacto na cotação após o ataque americano não foi grande
e negou que pretenda interferir no preço do combustível. Após reunião com o presidente, o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) disse que o governo estuda um mecanismo de compensação.

Repercussão no mercado financeiro: a Bolsa de Valores de São Paulo teve leve recuo, de 0,39%, e o dólar subiu 0,15%, valendo R$ 4,062.

Opinião: Míriam Leitão afirma que a crise não deve produzir uma alta descontrolada dos combustíveis.
Viu isso?
Contra a imprensa: o presidente Jair Bolsonaro disse que jornalistas são “espécie em extinção”.
Expulso: o deputado Marco Feliciano teve saída do Podemos confirmada pela Executiva Nacional, por seu apoio ao governo Bolsonaro.
Fora do partido: o PSL expulsou o empresário Eduardo Fauzi, acusado de participar de ataque à produtora Porta dos Fundos.
Venezuela: países que reconhecem Nicolás Maduro criticaram manobra na eleição do Parlamento. Grupo de Lima, que inclui o Brasil, respaldou reeleição de Juan Guaidó, em votação paralela.
Diário da tragédia: autoridades da Austrália alertaram para nova onda de calor, que deve agravar incêndios que queimam parte do país.
Folga no calendário: 2020 terá o dobro de feriadões que 2019, com 12 possibilidades de descanso durante a semana. Confira as datas.
Garrafas inteligentes e produtos que controlam saúde dos felinos são alguns dos destaques da maior feira de eletroeletrônicos do mundo, a partir de terça
Comitê organizador apresenta 20 cartazes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano, criados por artistas japoneses
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.