O ESSENCIAL: Bolsonaro encerra segunda semana sem anunciar prioridades
E mais: previdência para militares, indicação na Petrobras, inflação, regras do Detran e Mundial de Skate
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 11 de janeiro de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa tarde.
Nesta newsletter, resumimos os principais momentos do início do governo Jair Bolsonaro e relatamos a discussão sobre Previdência envolvendo militares. Também contamos como será o Mundial de Skate no Rio, neste fim de semana.
Com onze dias e duas reuniões ministeriais realizadas, o governo Jair Bolsonaro não conseguiu apresentar as medidas prioritárias para os cem primeiros dias de administração, como havia prometido. O presidente recebeu propostas dos ministros, mas ainda não definiu quais serão adotadas. Ele insiste em rever atos do fim da gestão de Michel Temer.
Resumo: Sem medidas efetivas, o início da nova administração foi marcado por informações desencontradas entre ministros e o próprio presidente. Veja os momentos e declarações mais importantes.
Para ficar de olho: odecreto que flexibiliza a posse de arma de fogo é uma das medidas que o governo prepara. A edição, no entanto, foi adiada para a próxima semana.
Liberais e militares que fazem parte do governo Bolsonaro travam um embate sobre a reforma da Previdência. Ao longo da semana, integrantes das Forças Armadas de alta patente defenderam que a categoria fique de fora da proposta que será apresentada pelo governo, ao contrário do que deseja a ala liberal.
O que há de novo: ao assumir o posto de comandante do Exército, o general Edson Leal Pujol disse que os militares não fazem parte do sistema de previdência social e que isso não deve ser alterado.
Bastidores: a equipe econômica negocia com os militares. O próprio Exército tem participado dos estudos sobre pontos que podem ser alterados. Entre eles, estão o aumento do tempo de contribuição e cobrança de contribuição na pensão de viúvas.
O que foi dito: em sua despedida do posto, o general Eduardo Villas Boas disse que Bolsonaro trouxe “renovação e liberação das amarras ideológicas”. Veja a mensagem lida na cerimônia.
Imagine um reino dominado por uma das mais eficazes pragas: a confusão. O que o rei diz de manhã é desmentido à tarde por seus ministros
Viu isso?
Amigo do presidente: Bolsonaro defendeu a nomeação de seu amigo Carlos Victor Guerra Nagem, capitão da reserva da Marinha, para uma gerência da Petrobras. “A era do indicado sem capacitação técnica acabou”, escreveu no Twitter. Depois, apagou. Petroleiros disseram que o nomeação viola normas e que o militar terá salário triplicado.
Cortes na Educação: dois dias após a polêmica sobre o edital para compra de livros didáticos, o chefe de gabinete, responsável pela medida, e nove assessores comissionados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação foram exonerados. O MEC diz que não há relação entre os casos.
Troca nos presídios do Rio: primeiro agente a assumir a secretaria de Administração Penitenciária, como promessa do governador Witzel, André Caffaro foi exonerado e será substituído por um coronel da PM.
Interventor sem protagonismo: o general Braga Netto disse que gostaria de ter concluído a investigação sobre a morte de Marielle Franco, mas optou por não anunciar quem ele “acha” que cometeu o crime.
Queda de andaime no Leblon: seis pessoas que trabalhavam em uma obra na Avenida Ataulfo de Paiva, Zona Sul do Rio, ficaram feridas após o desabamento da estrutura.
O que pesou no bolso: a inflação oficial do ano passado ficou em 3,75%, abaixo da meta do Banco Central. Plano de saúde, energia e gasolina influenciaram o índice. Veja como calcular o impacto na sua família.
Reajuste no INSS: o teto da aposentadoria terá correção de 3,43% e deve subir para R$ 5.839,45. O benefício será pago em fevereiro, com retroativo de janeiro. Tire dúvidas.
O fim da vistoria do carro: começaram a valer nesta sexta-feira as novas regras de licenciamento de veículos no Rio, sem a necessidade de inspeção. Confira como obter o documento do veículo.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.