O ESSENCIAL: Flávio Bolsonaro empregou mãe e mulher de miliciano do Rio

E mais: Jair Bolsonaro em Davos, falha no Sisu, indicados ao Oscar, e as melhores fotos submarinas
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 22 de janeiro de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa tarde.

Nesta newsletter, relatamos a operação que revelou parentes de miliciano no gabinete de Flávio Bolsonaro e a repercussão do discurso de Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial. Mostramos, ainda, a lista final dos indicados ao Oscar e as melhores fotos subaquáticas do planeta.

Boa leitura!
O senador eleito Flávio Bolsonaro. Foto: Brenno Carvalho
Promotores do Ministério Público e policiais civis do Rio realizaram operação contra 13 integrantes da milícia denominada “Escritório do Crime”, que atua em Rio das Pedras, na Zona Oeste. A ação esbarra em duas outras investigações — sobre a morte da vereadora Marielle Franco e as suspeitas sobre movimentação atípica no gabinete do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro.

Entenda: dois alvos da operação foram homenageados por Flávio na Assembleia Legislativa do Rio. Um deles é o ex-capitão do Bope Adriano Magalhães da Nóbrega, apontado como homem-forte da milícia: sua mãe e sua mulher trabalharam até novembro para Flávio na Alerj.

Reação: Flávio Bolsonaro responsabilizou o ex-assessor Fabrício Queiroz, que é investigado por transações financeiras que chamaram atenção do Coaf. Já Queiroz admitiu a nomeação, alegando que a família passava por dificuldades.

Especial: os repórteres Chico Otávio e Vera Araújo contam como a morte de Marielle levou à investigação sobre o Escritório do Crime, “a mais letal e secreta falange de pistoleiros” do Rio.
O presidente Jair Bolsonaro foi econômico em sua estreia em Davos, na Suíça. Dos 45 minutos a que teria direito para discursar, usou apenas seis. Afirmou compromisso de abrir a economia brasileira e realizar reformas, sem detalhar propostas para a Previdência. Citou combate à corrupção e disse que o Brasil preserva o meio ambiente.

Análise: era a primeira chance de apresentar seu governo à elite global, mas Bolsonaro optou por discurso vago no Fórum Econômico Mundial. A fala provocou decepção: o colunista Guga Chacra conta como foram as críticas feitas por presentes no Fórum e a repercussão na imprensa internacional.

Opinião: Merval Pereira analisou o discurso: foi direcionado aos investidores estrangeiros.

Bastidores: antes de participar do evento, Bolsonaro escapou do hotel para conhecer a cidade e almoçou no bandejão de um supermercado.

Linha do tempo: os quatro últimos presidentes brasileiros também foram a Davos. Relembre o que eles falaram.
Viu isso?
Falha no primeiro dia: o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado para inscrição em instituições públicas de ensino superior, apresentou problemas desde a manhã, para reclamação de estudantes.
Mercado em baixa: a Arábia Saudita desabilitou cinco frigoríficos brasileiros que tinham autorização para exportar carne de frango ao país — 25 continuam autorizados.
Agora é lei: o governador do Rio, Wilson Witzel, sancionou a criação do Dia Estadual do Samurai.
Pressão por troca no governo: o chanceler  Ernesto Araújo chamou Nicolás Maduro de ex-presidente da Venezuela em mensagem no Twitter. Enquanto isso, em Caracas, a oposição investe por apoio dos militares.
Aeronave desaparecida: o monomotor que levava o jogador argentino Emiliano Sala da França para o País de Gales sumiu do radar quando atravessava o Canal da Mancha. O local é conhecido como “cemitério de aviões”.
Acusação e prisão em Paris: o cantor Chris Brown e mais dois homens foram presos na capital da França por suspeita de terem estuprado uma mulher de 24 anos, que prestou queixa a policiais.
Novidades tecnológicas: o Spotify está testando recurso que vai permitir que usuários bloqueiem artistas que não apreciam. E a Samsung lançou um smartphone com quatro câmeras traseiras.
Lady Gaga e Bradley Coopler em 'Nasce uma estrela'. Foto: Divulgação
Atriz integra relação divulgada pela Academia de Hollywood com os concorrentes nas 24 categorias; premiação será realizada em 24 de fevereiro
Baleia fotografada por François Baelen. Foto: François Baelen/Divulgação
Concurso envolvendo fotógrafos de 70 países distribui prêmios que somam R$ 300 mil: confira 19 imagens vencedoras
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.