O ESSENCIAL: Lula desiste de encontrar parentes, e Vale escolheu réu por Mariana para atuar em Brumadinho

E mais: Bolsonaro, Picciani, Doutor Bumbum, Neymar, Venezuela e iPhone
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 30 de janeiro de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Estas são as principais notícias do dia.

Boa leitura!
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi ao velório do irmão Genivaldo Inácio da Silva, o Vavá. Ele recebeu permissão para deixar a carceragem da Polícia Federal somente depois do enterro. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, autorizou o petista a encontrar familiares em São Paulo, mas Lula desistiu, dizendo que era tarde.

Seus advogados justificaram a decisão em petição enviada a Toffoli. A defesa pretende pedir autorização para ele ir à missa de sétimo dia do irmão.

Entenda: Lula teve pedidos negados pela Justiça federal e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região durante a madrugada. O STF decidiu sobre o caso após o sepultamento e impôs restrições.

Reação: a decisão de Toffoli foi criticada por aliados e adversários políticos do ex-presidente.

Memória: em 1980, durante a ditadura militar, Lula foi autorizado pelo diretor-geral do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) a comparecer ao velório da mãe, Eurídice Ferreira, a Dona Lindu.
A Vale escolhe um executivo que é réu no caso de Mariana para negociar com o governo medidas sobre Brumadinho. Gerd Peter Poppinga responde a processo por homicídio triplamente qualificado por envolvimento no desastre que deixou 19 mortos em 2015.

Enquanto isso, equipes de busca confirmaram 99 mortes em Brumadinho — 259 pessoas são consideradas desaparecidas. A Polícia Civil começou a coletar amostras de DNA de familiares de desaparecidos para identificar corpos.

Em detalhes: a secretária de Desenvolvimento Social de Brumadinho é uma das vítimas. Segundo parentes, ela morreu enquanto tentava salvar uma cadela de estimação.

Reação nacional: no sexto dia após o desastre, as ações da Vale se recuperaram e ajudaram a valorização da Bolsa de Valores de São Paulo. E a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou força-tarefa para fiscalizar barragens de 130 hidrelétricas até maio.

Reação internacional: a decisão de desativar barragens do mesmo modelo de Brumadinho e Mariana impactou mercados globais, da siderurgia ao câmbio. Na China, a cotação do minério de ferro disparou.
Viu isso?
Evolução clínica: o presidente Jair Bolsonaro deixou a UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele permanece sem febre. Após visitá-lo, o vice Hamilton Mourão disse que ele ainda não pode conversar.
‘Não tem nada a ver’: em ida ao Congresso, o senador eleitor Flávio Bolsonaro tentou desvincular a investigação do Ministério Público sobre sua movimentação financeira e o governo do pai, Jair Bolsonaro.
Picciani no hospital: o ex-presidente da Alerj Jorge Picciani passou por uma cirurgia para corrigir efeitos colaterais de um câncer na bexiga e implantar uma prótese peniana inflável.
‘Doutor Bumbum’ em liberdade: o médico Denis Cezar Furtado deixou a prisão depois de seis meses. Ele é acusado de homicídio de Lilian Calixto, que morreu após aplicação da substância PMMA nos glúteos.
Tensão subindo: Nicolás Maduro rejeitou a possibilidade de convocar eleições presidenciais, mas admitiu um pleito para substituir vagas no Legislativo da Venezuela — controlado pela oposição. O colunista Guga Chacra explica por que cresce a probabilidade de guerra civil no país.
Dez semanas afastado: o atacante Neymar não será operado para tratar a nova lesão no pé direito. Os médicos do PSG optaram por um “tratamento conservador”, e a recuperação deve durar mais de dois meses.
Arte do encontro: o cineasta Peter Jackson, diretor de “O senhor dos anéis”, fará filme sobre os Beatles com imagens inéditas de “Let it be”. E o Cirque du Soleil prepara um espetáculo sobre o jogador Lionel Messi.
A era do iPhone chegou ao fim? Com queda de quase 15% no faturamento, as vendas do smartphone deixam um buraco nas receitas da Apple, mas a empresa adota nova estratégia — a de que as vendas de novos dispositivos não importam. Entenda.
Site premia as hospedagens mais bem avaliadas pelos turistas; Brasil decepciona, e Portugal fica bem na lista
Cientistas avançam em pesquisas para entender como a privação de sono afeta neurônios que controlam sensações no corpo
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.