O ESSENCIAL: Líder da oposição se declara presidente da Venezuela e recebe apoio do Brasil
E mais: entrevista de Bolsonaro, denúncia contra guru, retomada do emprego e morte do ator Caio Junqueira
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 23 de janeiro de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa tarde.
Nesta newsletter, relatamos a disputa política na Venezuela, uma entrevista e uma ausência de Jair Bolsonaro em Davos, e a retomada do emprego no país. Também contamos, com excluvisidade, o caso de denúncias envolvendo um novo guru espiritual.
Reação internacional: o presidente Jair Bolsonaro reconheceu Guaidó como presidente interino. Em seguida, o Itamaraty divulgou texto sobre a transição no país. Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Peru, Chile e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) também expressaram reconhecimento.
De Davos, na Suíça, o presidente Jair Bolsonaro fez seu primeiro comentário sobre as suspeitas de que seu filho Flávio Bolsonaro, deputado estadual e senador eleito, também movimentou dinheiro de forma atípica e empregou parentes de um chefe da milícia do Rio. O presidente disse que, se Flávio errou, “terá que pagar o preço”.
Repercussão: integrantes do primeiro escalão endossaram declarações de que o caso envolvendo Flávio não afetará o governo. Mas o cancelamento da coletiva oficial gerou constrangimento e perplexidade na organização do Fórum.
...e os objetivos até dezembro: o ministro Paulo Guedes afirmou que espera obter R$ 75 bilhões com privatizações e prometeu zerar o déficit fiscal em 2019. Ele explicou como pretende cumprir a tarefa.
Novo delator: após dois anos de negociação, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro fechou acordo de colaboração com a Procuradoria-Geral da República. Ele relatou propina a ao menos 14 políticos, entre eles Lula e Eduardo Paes.
Da caserna ao hospital: o ministro da Saúde exonerou a diretora do Hospital de Bonsucesso e anunciou que militares terão cargos em áreas consideradas críticas de seis unidades do Rio administradas pela União.
In memoriam:o ator Caio Junqueira, 42, morreu em decorrência dos ferimentos do acidente de carro no Aterro do Flamengo, na semana passada. Seu personagem mais famoso foi no filme “Tropa de Elite”. Veja imagens de sua carreira.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.