O ESSENCIAL: Bolsonaro reage à derrota do aliado Macri na Argentina

E mais: decreto suspenso, prévia do PIB, desabamento no Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 12 de agosto de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro reagiu à derrota de Maurício Macri nas prévias da eleição presidencial da Argentina dizendo que o Rio Grande do Sul pode se tornar uma nova Roraima: “Não queremos irmãos argentinos fugindo para cá se essa esquerdalha voltar”, declarou em Pelotas (RS). Bolsonaro pediu a assessores avaliação sobre as chances de Macri para definir o posicionamento do governo. Alguns auxiliares já falam em rever a participação brasileira no Mercosul.

Em paralelo: a vitória da chapa que tem Cristina Kirchner como candidata a vice-presidente gerou turbulência no mercado financeiro. O peso argentino despencou. A cotação do dólar no Brasil subiu 1,1% e fechou em R$ 3,98.

Reação: Macri dobrou a aposta no medo ao dizer a jornalistas que sua eventual derrota será interpretada por investidores como o “fim da Argentina”.

Entenda: a situação econômica e seus efeitos sobre a classe média argentina ajudam a explicar o desempenho desastroso de Macri.
Viu isso?
Resultado fraco: considerado prévia do PIB, o IBC-Br registrou retração no segundo trimestre, repetindo o primeiro, o que indica “recessão técnica”.
Reintegrados: a Justiça Federal do Rio suspendeu parte do decreto de Bolsonaro que exonerou 11 membros de grupo de combate à tortura.
PF em casa: a Polícia Federal fez buscas na residência do ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel em ação que apura crimes eleitorais.
Soterrados: uma mulher de 21 anos e seu filho de 3 foram resgatados com vida após desabamento da própria casa em Curicica, no Rio.
Performance: a menos de um ano da Olimpíada de Tóquio, as mulheres garantiram a maioria das vagas do Brasil nos Jogos.
Paulo Guedes, ministro da Economia
Durante seminário, após o Banco Central divulgar índice que é prévia do PIB, disse que o governo precisa de tempo para apresentar resultados
Aos 16 anos, Greta Thunberg receberá prêmio em Londres por mobilizar jovens contra crise climática. Ela é cotada para o Nobel da Paz
Pesquisa do Senai mapeia as profissões que terão mais vagas na indústria até 2023. Atividades ligadas à tecnologia se destacam
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.