O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve negado pedido de liberdade em que questionava a isenção do procurador Deltan Dallagnol na investigação sobre o tríplex do Guarujá. Na decisão, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, também negou autorização para periciar mensagens atribuídas aos integrantes da força-tarefa da Lava-Jato.
Bastidores: ministros do STF avaliam que o julgamento sobre a tese que anulou uma condenação da Lava-Jato e pode produzir efeito cascata sobre outros casos deve ser decidido pelo voto de Cármen Lúcia. Por enquanto, calculam empate de cinco a cinco.
Em paralelo: condenado pela Lava-Jato, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari recebeu indulto natalino da Justiça do Paraná. Ele teve perdoada pena de 24 anos de prisão. Mas continuará detido porque tem outra condenação.
Parques nacionais e terras indígenas de Rondônia estão no rastro do fogo que atinge a floresta amazônica. O estado, que historicamente é o mais desmatado da Amazônia, sofre com aumento de 164% dos focos de incêndio de janeiro a agosto deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado — são 6.484. Autoridades estaduais e lideranças locais acusam grileiros de invadir, desmatar e incendiar terras públicas.
Em detalhes: ambientalistas têm encontrado animais carbonizados em Rondônia. Aves, répteis, macacos e preguiças morrem ao proteger filhotes.
Estreias: Oswaldo de Oliveira começou trabalho no Fluminense com eliminação na Copa Sul-Americana, ao empatar com o Corinthians. Já Pia Sundhage goleou a Argentina no comando da seleção brasileira feminina.
Basquete: seleção dos EUA e atleta grego da NBA são os destaques do mundial, que começa na madrugada de amanhã. Brasil estreia dia 1º.
Em entrevista, diz que a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que anulou condenação da Lava-Jato não tem previsão no Código Penal e vê a operação em momento de fragilidade