O ESSENCIAL: EUA designam Brasil aliado preferencial extra-Otan

E mais: recuperação econômica, milícia, crise no Paraguai e vitória do Flamengo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 1º de agosto de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Os Estados Unidos designaram o Brasil como um aliado prioritário extra-Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A medida cumpre uma promessa feita em março pelo presidente norte-americano, Donald Trump, ao presidente Jair Bolsonaro. O Brasil é o 18ª país a receber esse status.

O que isso significa: o status especial representam vantagens nos setores de segurança e defesa, incluindo acesso a financiamento para equipamento militar.
 
Em decisão que surpreendeu o mercado, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros para 6% ao ano. É o menor patamar da Taxa Selic desde 1999. A decisão foi tomada no mesmo dia em que o IBGE divulgou recuo na taxa de desemprego, para 12%.

Por que isso importa: segundo analistas, os dois resultados abrem caminho para a recuperação da economia, caso seus efeitos se mostrem duradouros. A melhora no emprego pode impulsionar o consumo das famílias, que tem impacto importante sobre o Produto Interno Bruto (PIB). A queda nos juros pode alavancar o investimento.

Em paralelo: em processo de enxugamento que visa à privatização, as estatais reduziram o patamar de seus investimentos no primeiro trimestre — caiu de 19,7% para 6,7% em comparação ao período em 2016.
 
O Flamengo se classificou às quartas de final da Copa Libertadores ao vencer o Emelec nos pênaltis, por 4 a 2. Em noite de Gabriel Barbosa, fez 2 a 0 no tempo normal, placar que igualou o resultado do primeiro jogo, no Equador. Na próxima fase, vai enfrentar o Internacional, que derrotou o Nacional, do Uruguai.

Análise: diante de 67.664 torcedores, o Flamengo jogou no limite das forças e viveu drama no segundo tempo.

Outro jogo: em partida em que criou boas chances, o Botafogo perdeu para o Atlético-MG, por 2 a 0, e foi eliminado da Copa Sul-Americana.
Há uma expectativa no ar que dá às pessoas o que só pode ser descrito como cara de “meu Deus do céu”. O que o homem vai aprontar agora? O que ele vai dizer e desdizer depois?
Viu isso?
Sem cubanos: o governo lança hoje o programa Médicos pelo Brasil, que substituirá o Mais Médicos.
Distribuição: a Anac passou para a Azul 15 das 41 autorizações para pousos e decolagens da Avianca no aeroporto de Congonhas (SP).
Reajuste: a Petrobras aumentou em 3,99% o preço médio do litro da gasolina em suas refinarias. O diesel subiu 3,74%.
Aceno: diante de ameaça de impeachment no Paraguai, Bolsonaro admitiu cancelar o acordo sobre a hidrelétrica de Itaipu, pivô da crise.
Decreto: o governador do Rio, Wilson Witzel, criou “patente” de general para Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
‘Nova Muzema’: antes pacata, a Colônia Juliano Moreira entrou na mira da milícia do Rio, que expande negócios em construções irregulares.
Herdeiro: o filho de Osama bin Laden foi morto, segundo a imprensa dos EUA, que atribui confirmação a autoridades do setor de inteligência.
Crise do clima: criado em projeto de físico brasileiro, satélite do tamanho de fatia de pão vai monitorar dados sobre formação de nuvens.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
Em mensagem publicada nas redes sociais, critica Jair Bolsonaro por declarações sobre o pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, morto na ditadura
Cantora estreia show em São Paulo e tem um álbum já finalizado. Em entrevista, fala sobre a idade, a Mangueira e Jair Bolsonaro
Plataforma de hospedagem une morador e visitante em passeios, que incluem aula de surfe, rapel e noite em caverna
No podcast da CBN, Maria Cristina Fernandes diz que o presidente tem como política de comunicação destruir e reconstruir consensos para buscar respaldo
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.