A Medida Provisória que transferiu o Coaf — rebatizado de Unidade de Inteligência Financeira (UIF) — para o Banco Central permite que o conselho seja composto por pessoas de fora da administração pública. A mudança gerou preocupação em representantes de servidores públicos que atuam no órgão e especialistas em contas públicas. Eles alertam para risco à independência da UIF. O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmam que não haverá ingerência política.
Em paralelo: a troca na subsecretaria-geral não abrandou a crise interna na Receita Federal. Outros subsecretários devem ser exonerados nos próximos dias.
Em ação coordenada pelo governo, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram novas modalidades de financiamento imobiliário. A linha da Caixa será corrigida pelo IPCA, o índice oficial que mede a inflação, e terá juros mais baixos do que os ofertados pelo mercado. O modelo do Banco do Brasil atrela juros mais baixos a prazos menores de financiamento.
Efeitos: após o anúncio da Caixa, os quatro maiores bancos do país informaram que analisam adotar financiamento semelhante, baseado no IPCA.
Entenda: a nova modalidade da Caixa pode ser mais vantajosa para quem der entradas maiores. Servidores públicos que recebem pelo banco terão os menores juros. Veja vantagens e desvantagens.
Parte dos eleitores de Bolsonaro vai ficar revoltada quando entender que ele está boicotando a Lava-Jato
Viu isso?
Lava-Jato: a polícia saiu às ruas nesta quarta-feira para prender duas pessoas, entre elas um ex-cunhado de Marcelo Odebrecht que era diretor da empreiteira. O foco da operação é a atuação de dois ex-ministros.
Barrada: a Câmara dos Deputados rejeitou a medida provisória que autorizava repasse de R$ 3,5 bilhões à Eletrobras.
Sentença: a Justiça Eleitoral condenou o ex-prefeito do São Paulo Fernando Haddad por crime de caixa dois em 2012. Cabe recurso.
Sob fogo: o aumento do número de queimadas na Amazônia preocupa estados brasileiros. O Amazonas criou gabinete de crise, e o Acre estuda decretar situação de calamidade.
Pai de jovem de 23 anos que foi feita refém em ônibus na Ponte Rio-Niterói comenta atitude de amparar Renata Paula da Silva, mãe do sequestrador Willian Augusto da Silva, morto por um sniper.
Atriz Carrie-Ann Moss e diretora Lana Wachowski também estão confirmadas no quarto filme da franquia, 15 anos depois da conclusão da trilogia cyberpunk